Trocando em Miúdo: Consulta de dados básicos da situação fiscal do contribuinte só na internet

Trocando em Miúdo

Publicado em 31/08/2017 - 08:36 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa cidadã.

 

Tem ouvinte, ainda dos tempos da declaração do Imposto de Renda, em que o analista tributário, agora aposentado, Francisco Pinto de Souza, tirava as dúvidas, aqui mesmo, que, estão com problemas, dizem eles, para chegar perto da Receita Federal uma vez que descobriram que caíram na tal malha fina do velho leão. Vamos nessa?

 

Primeiro problema, dizem os ouvintes que caíram na malha fina ou com problemas para resolver, meu caro Francisco Pinto de Souza, também diretor de finanças do SindiReceita de Rondônia. É o seguinte. Muitos dizem que está cada dia mais difícil aquele trato presencial, no guichê da Receita, até para tirar alguma dúvida e resolver os assuntos. É tudo pela internet. Então, vamos no prático. Entro na internet. Na página da Receita. Por exemplo, quero saber sobre minha declaração. Eu tenho que ter alguma senha, alguma dica, algum caminho?

 

Mais prático ainda. E a senha, o CPF ou sei lá mais o que eu preciso para entrar na Receita Federal?

 

Acontece que eu caí na malha fina e não sei ainda o que fazer. Eu, não. O ouvinte que ligou para a gente. O que ele deve fazer ali na internet, Francisco Pinto de Souza?

 

Complicou. Perdi os números dos recibos da entrega da minha declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos. Minha internet funciona bem fraca. Eu tenho umas dúvidas. Quer saber de uma coisa? Vou direto até a sede aqui na minha cidade da Receita Federal e resolver logo este meu problema. É isto mesmo que eu devo fazer, Francisco Pinto de Souza. Faço isso?

 

Ficamos assim. Nem vou perguntar sobre a assinatura eletrônica porque complica mais ainda. Tem até caso em que a pessoa caiu na malha fina, quer resolver, não deu pela internet, agendou uma ida pessoal até a Receita da cidade dele e aconteceu o seguinte. Só em 2018.

 

Então tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo
Saúde

Desafio ITACI Dia do Abraço busca R$ 200 mil em doações

Em funcionamento desde 2002, o hospital é referência no tratamento de câncer infantil e de doenças raras e hematológicas como a leucemia

Baixar arquivo