Inflação medida pelo IPCA fecha novembro em 0,28% e 2,5% no acumulado do ano

Economia

Publicado em 08/12/2017 - 13:20 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial do país, fechou novembro em 0,28%. O índice teve queda de 0,14 ponto percentual na comparação com outubro, quando foi registrada taxa de 0,42%.

 

Já em relação a novembro do ano passado, que teve inflação de 0,18%, houve leve alta de 0,1%. A principal causa da desaceleração da inflação em novembro foi mais uma vez o custo dos alimentos, que representa cerca de 25% da despesa mensal das famílias. Os preços dos produtos do grupo tiveram queda média de 0,38%, com destaque para o açúcar refinado, a farinha de mandioca, o tomate e o feijão carioca.


A queda do IPCA no mês passado só não foi maior devido aos preços da conta de luz, do gás de cozinha e da gasolina. A tarifa da energia elétrica teve alta média de 4.21% em novembro, já que a bandeira vermelha dois estava em vigor. O preço do botijão de gás de 13 quilos teve reajuste de 4,5%, e o da gasolina subiu 2,92%.


Com o resultado de novembro, o índice da inflação oficial acumulada em 2017 chegou a 2,5%, menos da metade dos 5,97% registrados no mesmo período de 2016, e a menor para os 11 primeiros meses de um ano desde 1998.  Já a soma do IPCA dos últimos 12 meses está em 2,8%, bem abaixo da meta fixada pelo Banco Central, que é de 4,5%.  Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz realiza simpósio internacional e discute produção de vacinas

Outro tema debatido no Simpósio Internacional de Imunobiológicos é o uso de inteligência artificial a favor do diagnóstico de doenças. 

Baixar arquivo
Geral

Saiba como está o fornecimento de energia e gás de cozinha no RS

Ministério de Minas e Energia disse que quatro municípios já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. 

Baixar arquivo
Geral

Cinco barragens têm risco de rompimento no Rio Grande do Sul

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, uma delas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves. 

Baixar arquivo
Geral

Ceasa do Rio Grande do Sul retoma as atividades

A Central de Abastecimento tinha sido afetada pela enchente e agora retomou suas atividades no Centro de Distribuição das Farmácias São João, em Gravataí, onde vai operar temporariamente.

Baixar arquivo
Geral

Saque Calamidade: afetados por chuvas no RS poderão sacar FGTS

O Saque Calamidade vai ficar disponível nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecido pelo do governo federal.

Baixar arquivo
Geral

Disque 100 abre novo canal para localizar crianças desaparecidas no RS

Após discar 100, você pode escolher a opção “zero”, sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes.

Baixar arquivo