Trocando em Miúdo: Carnaval também é tempo de praticar os ensinamentos da educação financeira

Trocando em Miúdo

Publicado em 09/02/2018 - 01:47 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A prosa de hoje é com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, o terapeuta Reinaldo Domingos. Ele também é autor de mais de 50 livros. Por isso, pessoa indicada para dar alguns conselhos para as pessoas que estão pulando o carnaval.

 

Segundo Reinaldo Domingos, o importante é que a pessoa que estiver pulando carnaval não caia no processo de euforia na hora de gastar, principalmente usando o cartão de crédito, porque isso trará problemas, depois, para toda a família, “principalmente neste momento de queda grande no processo de empregabilidade”.

 

O educador financeiro lembra, no entanto, que a pessoa pode muito bem, mesmo sem ter dinheiro, brincar o carnaval, ainda que abrindo mão de bailes em clubes e desfiles de escolas de samba. “O importante é que a pessoa se sinta bem”, diz ele.

 

Outro ponto presente neste Trocando em Miúdo é a afirmação de Reinaldo Domingos no sentido de que existe “uma ausência de educação financeira comportamental, aquela que mexe com os hábitos das pessoas, principalmente em momentos de euforia”.

 

Ouça a conversa por inteiro.

 

Então, tá. Bom Carnaval. Inté e axé.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo