Trocando em Miúdo: Carnaval também é tempo de praticar os ensinamentos da educação financeira
Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.
A prosa de hoje é com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, o terapeuta Reinaldo Domingos. Ele também é autor de mais de 50 livros. Por isso, pessoa indicada para dar alguns conselhos para as pessoas que estão pulando o carnaval.
Segundo Reinaldo Domingos, o importante é que a pessoa que estiver pulando carnaval não caia no processo de euforia na hora de gastar, principalmente usando o cartão de crédito, porque isso trará problemas, depois, para toda a família, “principalmente neste momento de queda grande no processo de empregabilidade”.
O educador financeiro lembra, no entanto, que a pessoa pode muito bem, mesmo sem ter dinheiro, brincar o carnaval, ainda que abrindo mão de bailes em clubes e desfiles de escolas de samba. “O importante é que a pessoa se sinta bem”, diz ele.
Outro ponto presente neste Trocando em Miúdo é a afirmação de Reinaldo Domingos no sentido de que existe “uma ausência de educação financeira comportamental, aquela que mexe com os hábitos das pessoas, principalmente em momentos de euforia”.
Ouça a conversa por inteiro.
Então, tá. Bom Carnaval. Inté e axé.
Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.