Trocando em Miúdo: Continuamos com as dicas para a declaração do Imposto de Renda

Trocando em Miúdo

Publicado em 02/02/2018 - 02:01 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Continuando a conversa tira-dúvida da declaração do Imposto de Renda em cima do que aconteceu na sua vida financeira em 2017 e que é para ser entregue a partir de março deste 2018. Vamos logo nessa.

 

Gente, importante deixar tudo preparado, na medida do possível, até porque só vale o que aconteceu até o dia 31 de dezembro passado. Não custa nada separar as notas fiscais e recibos, por exemplo, das despesas que precisam ser declaradas. Algumas até serão usadas para abater do que vai ser preciso pagar, se for o caso. Ah, despesas da pessoa e também dos dependentes. Que tipos de despesas, prezado analista tributário Francisco Pinto de Souza, secretário de Finanças do Sindireceita?

 

Sonora: “Planos de saúde, exames laboratoriais, e essas despesas, com o próprio declarante e seus dependentes legais, inclusos na declaração do IR. Essas são ilimitadas. Também as despesas com instrução, incluindo desde a pré-escola até a pós-graduação, também do declarante e de seus dependentes. Essas limitadas. É preciso ter esses comprovantes. É lógico que se eu tenho os comprovantes, com CPF ou CNPJ do médico, não é obrigatório ter em mãos na hora de preencher a declaração, mas vai ter que ter se, por um acaso a receita pedir, se o contribuinte cair na malha fina.”

 

Continuando a prosa com o analista tributário, agora aposentado, mas continua ajudando a gente, Francisco Pinto de Souza. Aliás, dúvidas para emconta@ebc.com.br. Voltando a lembrar o importante: tem que ter o número do recibo, da nota fiscal, para cada tipo de despesa. Para quem pagou, CPF ou CNPJ, quanto foi, qual o serviço e tal. Isso é importante, não é mesmo, Francisco Pinto de Souza?

 

Sonora: “É muito importante pegar previamente. E também é importante se o tratamento for fora do seu estado, ficar atento e pegar logo. Porque, depois de viajar, fica difícil. Paguei a despesa, então já pego o comprovante.”

 

Na segunda, a gente continua com mais dúvida em cima da declaração do Imposto de Renda que precisa ser entregue a partir daqui a um mês. Por exemplo, o que eu posso usar da declaração do ano passado? Na segunda, a gente fala disso.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo