Trocando em Miúdo: ONU alerta para o perigo de desaparecimento dos índios no Brasil

Trocando em Miúdo

Publicado em 19/02/2018 - 02:07 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Eu já fui. Falei aqui, Me despedi. Tudo no certo. Mas. atendendo a pedidos, até o fim do mês, a gente repete os melhores Trocando em Miúdo, no meu entender, destes últimos 10 anos em que estivemos em contato ainda que econômico.

 

Primeiro o fato. Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas.  Nova Iorque. A Comissão Econômica para América Latina e Caribe, órgão regional da ONU, faz o alerta. Está escrito assim. Há risco do desaparecimento físico ou cultural dos povos indígenas, como está sendo observado no Brasil. Direto para as 128 páginas do informe Os povos indígenas da América Latina: avanços nos últimos dez anos e o que falta fazer para garantir seus direitos.


Na América Latina existem perto de 45 milhões de indígenas. O México tem 17 milhões. Na proporção com o total de habitantes, a Bolívia ganha. 62 por cento são indígenas. Formam 826 povos. 305 deles estão no Brasil. Aqui, só meio por cento da população é formada por índios. Já foram milhões. Hoje, 896 mil. Detalhe mais grave. Quarenta por cento, mais de 300 mil, são índios brasileiros urbanos. De volta para o estudo.


Página 83. Por que nossos índios correm o risco de desaparecer? Lendo do jeito que está. Os migrantes indígenas vivem na extrema pobreza, em áreas mais carentes das cidades, sem segurança. Por isso, têm muita dificuldade para preservar sua identidade e cultura. E sofrem discriminação de acesso aos serviços básicos e inclusão ao trabalho. Pergunto. Por conta disso, está acontecendo o que?


Na parte destinada ao Brasil, o informe da ONU aponta outra coisa muito grave. O alto número de suicídios de índios. E aponta o estado do Amazonas onde a população indígena é de 4,9 por cento do total. Na hora dos suicídios, os índios entram com 20,9 por cento dos números. No Mato Grosso do Sul, os índios são 3 por cento. Os suicídios deles, 20 por cento. E o mais alarmante. A maioria dos suicídios de índios no Brasil é de jovens.


Tem muita coisa ainda nesse relatório mas o tempo acabou. O informe também lembra a retirada de minérios, gás, soja, madeira e outras riquezas das terras indígenas. Fechando a prosa. Resultado da exploração econômica nas terras dos índios. As condições de insegurança alimentar da população indígenas são piores do que as dos outros. E a ONU recomenda: É preciso juntar os direitos dos povos indígenas ao modelo de governança dos recursos naturais.


Então, tá.
Inté e Axé

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Este programa é uma reprise de 24/09/14. A Radioagência Nacional vai publicar, até o fim do mês, as melhores edições dos últimos 10 anos do programa que, na última sexta-feira (16), se despediu do apresentador Eduardo Mamcasz.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo