Após críticas, aplicativo SimSimi é suspenso no Brasil

Internet

Publicado em 23/04/2018 - 11:40 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A empresa coreana ISMaker suspendeu no Brasil o aplicativo SimSimi O programa tem gerado críticas de pais e responsáveis de crianças e adolescentes. Tem escolas recomendando, inclusive, que os pais proíbam o uso do aplicativo.

 

O SimSimi é uma espécie de amigo digital. Ele usa inteligência artificial para manter uma conversa com o usuário. O problema é que o algoritmo tem gerado respostas impróprias para menores, com conteúdo sexual, ofensas e até incentivo a prática de crimes.

 

A Safernet Brasil, organização não governamental que trabalha com promoção de direitos humanos na internet, fez um teste e comprovou que, em 5 minutos de conversa, o programa já publicava mensagens de incentivo ao abuso sexual de crianças. Para o presidente da ong, Thiago Tavares, os responsáveis pelo aplicativo perderam o controle do programa.

 

O especialista afirmou que o aplicativo já foi banido da Irlanda e é alvo de processos na Tailândia.

 

A advogada Izabela Perissê, especialista em direito digital, explica que a exposição de crianças a esse tipo de conteúdo configura uma violação de direitos.

 

Mãe de 4 filhos, a enfermeira Alessandra Guerra já teve problemas com os pequenos na internet. Hoje ela controla o que as filhas de 11 e 13 anos acessam.

 

Em nota, a empresa responsável pelo aplicativo reconhece que o programa tem gerado um impacto social negativo e informou que o software ficará suspenso até retomarem o controle da situação.

 

* Matéria atualizada às 14h56 para acréscimo de informações e inclusão de sonoras.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo