País deve fechar 2018 com saldo positivo de 2 milhões de postos de trabalho, diz ministro
O ministro do Trabalho, Helton Yomura, disse nesta terça-feira (1º), que o país deve fechar 2018 com um saldo positivo de cerca de 2 milhões de postos de trabalho.
Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março deste ano, havia mais de 90 milhões de pessoas ocupadas no Brasil e 13,7 milhões de desempregados.
O ministro explicou que tanto pelos números do IBGE, quanto pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a taxa de desocupados no país ainda é expressiva.
Yomura afirmou, no entanto, que o Brasil passou pela mais longa e grave recessão da história e que entra, agora, em um ambiente favorável, com geração de oportunidades de trabalho.
Sonora: “Nós tivemos o melhor janeiro dos últimos cinco anos e na geração de emprego e o melhor fevereiro dos últimos quatro. Nós estamos no rumo certo. Se a economia seguir a tendência que é a projeção do Banco Central e do Ministério da Fazenda, certamente os empregos acompanham essa retomada dos investimentos.”
As afirmações foram feitas durante evento no Rio em comemoração ao Dia do Trabalho, promovido pelo Sesc.
![REUTERS/Alexandre Meneghini/Proibida reprodução Ilustração de aposta online em celular
19/9/2024 REUTERS/Alexandre Meneghini](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 29/02/2024 - Agentes da vigilância ambiental do DF fiscalizam residências no Guará, região administrativa do DF, em busca de focos do mosquito transmissor da dengue. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Usuário do transporte público do DF, adere ao uso de máscara descartável por precaução contra o coronavírus](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil Teste rápido para HIV/AIDS.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)