A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) descarta periodicidade mínima dos reajustes nos preços dos combustíveis.
As alterações quase diárias no preço do diesel foram um dos motivos que levaram os caminhoneiros a entrar em greve, no mês de maio. A categoria reclama que é difícil planejar o preço do frete com o combustível variando diariamente.
A ANP trabalha para editar uma resolução com mecanismos para dar mais transparência à formação dos preços. A decisão de não determinar uma periodicidade mínima para os reajustes foi baseada em uma tomada pública de contribuições realizada pela agência, com 179 sugestões de consumidores e representantes do setor do petróleo e gás.
De acordo com a ANP, a resolução ainda será submetida à consulta e audiência pública.
A Agência do Petróleo informou ainda que o texto recomendará o fim da divulgação antecipada das datas dos reajustes.
Outras medidas que devem ser priorizadas pela ANP são a entrada de novos atores no segmento do refino de combustíveis para ampliar a concorrência, causando a redução nos preços, além de mecanismos tributários para amortecer aumentos nos combustíveis.
![Pixabay EMPREGADA DOMÉSTICA - TRABALHO DOMÉSTICO. Foto: Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)