Censo Agropecuário de 2017 revela que número de estabelecimentos rurais no DF cresceu 32% em 11 anos
O Distrito Federal tem 5 mil 246 estabelecimentos rurais. O número é 32% maior que em 2006, data do último censo agropecuário. Já as áreas ocupadas por esses estabelecimentos cresceu 2,4% no período e hoje representam 44% da área total do DF.
O aumento de estabelecimentos pode ser explicado, segundo o IBGE, pela melhora na coleta de informações e pela ampliação de assentamentos e estabelecimentos de agricultura familiar.
Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE revelam ainda que a produção bovina caiu 22% nesses 11 anos. Atualmente, o DF tem 63 mil cabeças de gado. Também diminuiu a quantidade de búfalos, cabras e ovelhas.
Por outro lado, no mesmo período, a produção de suínos cresceu 41% e, a de aves, 12%.
Para o disseminador de informações do IBGE, Pedro Franco, as características geográficas do Distrito Federal explicam a queda na produção de gado e a alta na de aves e suínos.
O produtor rural Leonardo Cardinali, trabalha na produção de galinhas e ovos caipiras. Ele comenta que a falta de postos para certificação dos ovos caipiras dificulta a atividade.
Outro problema apontado por Leonardo é a falta de abatedouros de aves para pequenos produtores. Já no setor da agricultura, o milho e a soja são os grãos mais produzidos no DF.