Em evento voltado ao setor agropecuário, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que não quer atrapalhar quem produz e sim “tirar o Estado do cangote” dos empreendedores e produtores.
Em relação às propriedades rurais, disse que a defesa dos homens do campo é assunto de dois projetos de lei que devem tramitar no Congresso. Segundo Bolsonaro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM, disse em encontro com ele que vai colocar em pauta a votação de um desses projetos.
A declaração desta segunda-feira (29) foi feita durante a cerimônia de abertura da edição 26 da Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, em Ribeirão Preto, São Paulo.
Bolsonaro também anunciou que a reforma agrária está prevista no governo dele, em lotes ociosos, com acordo de conciliação em áreas judicializadas.
Durante pronunciamento a representantes do setor agropecuário, Bolsonaro se dirigiu ao presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pedindo que reduza os juros dos empréstimos cobrados ao setor.
Também presente no evento, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou que a Índia abriu mercado para a compra do frango brasileiro. Ela também destacou novos acordos que devem ser fechados nas próximas semanas, no Continente Asiático.
Um pedido dos empresários do agronegócio, durante o evento, foi a manutenção do plano safra, que encerra no meio do ano. Sobre isso, Tereza Cristina anunciou que vai ser anunciado o plano safra 2019/2020, no dia 12 de junho deste ano.
Em relação ao que ainda está em vigor, ela anunciou o adicional de R$ 500 milhões para o financiamento de máquinas agrícolas, a linha chamada Moderfrota, Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)