Número de pedidos de patente carentes de análise deve cair em 80% até 2021

Backlog

Publicado em 03/07/2019 - 21:53 Por Andreia Verdélio, da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Economia anunciou medidas para reduzir o número de pedidos de patentes para análise, o chamado backlog, em 80% até 2021 e diminuir para cerca de dois anos o prazo médio de concessão de patentes do Inpi - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou do lançamento do Plano de Combate ao Backlog de Patentes e disse que o governo está fazendo avanços importantes para estimular a indústria, aumentar a produtividade e competitividade da economia brasileira no futuro.

 

De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, hoje, o backlog chega a 160 mil pedidos.

 

A principal novidade será na análise dos pedidos de patente de invenção, nacionais ou estrangeiros, que já foram avaliados em outro país. A partir deste mês, o Inpi vai incorporar ao exame destes pedidos a busca de patentes realizada no exterior.

 

Durante o evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também falou sobre a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri, tratado internacional que facilita e reduz o custo para o registro de marcas de empresas brasileiras em outros países.

 

A adesão ao protocolo foi aprovada no Congresso Nacional em maio deste ano e assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada.

 

A partir de outubro, as empresas nacionais poderão registrar suas marcas simultaneamente em 102 países signatários do acordo, apresentando documentação unicamente no Brasil, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Últimas notícias
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo