logo Radioagência Nacional
Economia

Petrobras vende participação na BR Distribuidora e arrecada R$ 9,6 bilhões

Bolsa de Valores
Baixar
Nelson Lin
25/07/2019 - 16:25
São Paulo

Em um processo inédito de privatização, a Petrobras vendeu sua participação na BR Distribuidora no mercado de capitais na bolsa de valores nesta manhã arrecadando mais de 9 bilhões e 600 milhões de reais perdendo o controle total da empresa reduzindo sua participação de pouco mais de 50% para 37,5%

 

A BR Distribuidora é a maior empresa em distribuição de combustíveis do país. Ela possui mais de 7 mil e 700 postos de combustíveis e está presente em 99 aeroportos do pais. Ela também produz insumos químicos a partir do petróleo e material para asfalto.

 

O resultado da abertura da empresa foi comemorado pelo secretario especial de desestatização. Em coletiva após a abertura do pregão da B3, Salim Mattar, afirmou que o país inaugura o fim da era do "estado empresário", e que somente a iniciativa privada tem a capacidade de gerar riqueza e empregos no pais.

 

No entanto o representante dos trabalhadores no conselho de administração da Petrobras, Danilo Silva, criticou a operação ocorrida hoje e lembrou que a BR Distribuidora deu lucro de 477 milhões de reais só no 1º trimestre de 2019, e que por isso não faz sentido a venda e redução na participação da Petrobras na BR Distribuidora.

 

O presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco, já adiantou que a próxima subsidiaria a ser privatizada será a Liquigás, que faz a distribuição do GLP, o gas liquefeito do petroleo, no começo de Agosto.

x