Governo quer economizar R$ 366 mi em 2019

Economia

Publicado em 22/08/2019 - 17:35 Por Dayana Vitor - Brasília

Do dia 26 de agosto até 31 de dezembro, o Ministério da Economia  e seus órgãos vinculados em todo o Brasil pretendem economizar 366 milhões de reais com ações como o corte de despesas na aquisição do famoso cafezinho, e de gastos com energia elétrica e passagens aéreas internacionais.

 

As medidas, publicadas em portaria do Ministério da Economia nesta quinta-feira, são para garantir o funcionamento de serviços essenciais, como as atividades de fiscalização da Receita Federal, do Trabalho, comércio exterior, dos sistemas de pagamentos do INSS e dos servidores públicos.

 

O secretário-executivo do Ministério, Marcelo Guaranys, detalhou. 

 

A secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, Danielle Calazans, explicou que a portaria foi pensada justamente para garantir o funcionamento dos serviços essenciais à população.

 

Ate o final do ano, órgãos ligados ao Ministério da Economia não podem contratar novos serviços de café, passagens áreas internacionais, serviços de telefonia, programas de computador, treinamentos, servidores terceirizados e estagiários. Haverá exceções, por exemplo, uma viagem relevante que o ministro Paulo Guedes precise fazer.

 

Outra medida que ajudará na redução de despesas será o desligamento das luzes, dos departamentos administrativos que não atendem ao público, às seis horas da tarde. Apenas no prédio do Ministério do Rio de Janeiro, a previsão é que a conta de luz diminua de seiscentos mil para trezentos mil por mês.

 

A portaria do Ministério ainda prevê redução nos contratos que já estão vigentes. Em até 30 dias, os órgãos precisam reduzir em até 10% o valor total dos contratos para locação de imóveis, veículos, máquinas e equipamentos. Também diminuir em 50% os contratos de estágio que já existem.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo