Um decreto assinado pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, modifica as regras de pagamento de impostos por parte da indústria e do comércio em relação a importados que chegam pelos portos e aeroportos do Rio. Nomeado de “Rio Importa +”, o programa pretende estimular a economia fluminense e credenciar o Rio como principal polo de distribuição de importados para os outros estados do país, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda.
O programa permite que o ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ) deixe de ser cobrado na chegada do produto ao país e precise ser pago apenas no momento da venda.
Nas regras anteriores, um importador de carros, por exemplo, precisava pagar 12% sobre o valor de cada veículo que chegava ao Rio de Janeiro vindo do exterior. Depois, caso o destino final do produto fosse outro estado, ganhava um crédito referente a 4% do ICMS já pago. Com as mudanças, o tributo deverá ser quitado apenas na saída do Rio.
A novidade beneficia também os importadores de produtos que são vendidos dentro do estado do Rio, já que o tempo para quitar o ICMS foi ampliado.
As empresas que tiverem interesse em aderir ao "Rio Importa +" precisarão abrir mão de outros regimes diferenciados de tributação em que estejam enquadrados, pois os benefícios não serão cumulativos.
Segundo a Secretaria de Fazenda, a expectativa é de que os portos fluminenses se tornem preferidos na comparação com os de São Paulo e do Espírito Santo. Ainda de acordo com a pasta, a medida faz com que o Rio se assemelhe aos estados de Santa Catarina e do próprio Espírito Santo que fizeram mudanças parecidas para movimentar as estruturas de recebimento de importados.
![Edilson Rodrigues/Agência Senad Brasília (DF) – Clubes de Tiro – Stand de Tiro – CACs - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 05/11/2024 – Alunos do Gisno visitam a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 02/11/2023 - Movimento em Dia de Finados no Cemitério São Luiz, em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rawpick/Freepick Inteligência Artificial - Ciência, Tecnologia; Pesquisa. Foto: Rawpick/Freepick](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Agência Petrobras/Divulgação Araucária (PR), 06.07.2024 - Fábrica da Petrobras de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA). Foto: Agência Petrobras/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)