Censo mostra que Brasil tem 5 milhões de estabelecimentos agropecuários

IBGE

Publicado em 25/10/2019 - 10:01 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Brasil registrou aumento de 5,8% na área destinada à agricultura, o que equivale a quase 18 milhões de hectares a mais.

 

Por outro lado, houve uma redução de 2% no número de estabelecimentos agropecuários, que passaram de 5,17 milhões para 5,07 milhões de unidades.

 

Os dados fazem parte dos resultados definitivos do Censo Agro 2017, divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A radiografia do campo refere-se ao período de primeiro de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

 

O aumento na área rural, na comparação com a última edição do levantamento, realizada em 2006, se deu predominantemente no Norte e Centro-oeste do país. O Nordeste foi a única região a apresentar queda, o que pode ser explicado por diferentes fatores, como destaca o gerente do Censo Agro, Antônio Carlos Florido.

 

A pesquisa revelou uma redução no número de trabalhadores no campo, enquanto cresceu a quantidade de máquinas. Em 11 anos, a parcela de pessoas ocupados nos estabelecimentos agropecuários encolheu em 1,5 milhão, chegando a 15 milhões de trabalhadores em 2017. Em sentido oposto, o número de tratores cresceu quase 50% no período e chegou a 1,22 milhão de unidades.

 

Na agricultura familiar, a população ocupada se reduziu em 2 milhões de pessoas, enquanto nos estabelecimentos não caracterizados dessa forma aconteceu o contrário: um aumento de 700 mil trabalhadores.

 

No período analisado, também foi observado, segundo o Censo do IBGE, uma mudança na produção, com aumento de 52% no número de propriedades que fizeram uso de técnicas de irrigação e de 20% nas que utilizaram agrotóxicos, o que equivale a 1,7 milhão de estabelecimentos. O gerente do Censo chama a atenção para os pequenos produtores, com baixa escolaridade, que declararam não ter recebido orientação técnica para uso desses produtos.

 

Houve também variação no uso da terra no Brasil, com uma diminuição de 34% da área utilizada para lavouras permanentes e acréscimo de 14% na destinada a lavouras temporárias. A pesquisa mostrou, ainda, elevação na quantidade de hectares reservados a matas naturais e plantadas, cujos percentuais chegaram a 12% e 83% respectivamente.

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo