IBGE: empresas de alto crescimento chegam a 20,3 mil em 2017

Pesquisa

Publicado em 17/10/2019 - 10:10 Por Lígia Souto - Brasília

O número de empresas de alto crescimento, aquelas que ampliam significativamente sua base de funcionários a cada ano, ficou em 20.306 unidades, em 2017, o menor patamar da série histórica, iniciada em 2008. O dado faz parte da pesquisa Demografia das Empresas e Empreendedorismo, divulgada nesta quinta-feira (17), pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

O levantamento considera companhias que tinham ao menos dez funcionários no ano inicial de observação. Entre 2016 e 2017, houve uma redução dessas empresas tanto em termos absolutos quanto relativos, sendo as unidades do setor de educação as que registraram as maiores quedas.

 

Se levado em conta o triênio 2015/2017, o recuo no número de empresas de alto crescimento chegou a 21,3%. As maiores perdas, ainda de acordo com o estudo, foram verificadas nas seções Comércio, Reparação de Veículos e Construção.

 

Apesar do menor número já contabilizado, alguns setores se destacaram por manter o crescimento de forma consistente no ano analisado. Esse foi o caso do setor de saúde e de eletricidade e gás.

 

De acordo com a técnica da Coordenação de Cadastro e Classificações do IBGE, Denise Guichard Freire, os dados indicam que os empresários têm visto oportunidade no mercado para investir no setor de saúde, com novos laboratórios, clínicas e planos de saúde, por exemplo.

 

Ainda de acordo com Denise Freire, esse tipo de empresa tem puxado o saldo positivo de pessoal assalariado. As 20.306 companhias de alto crescimento, registradas em 2017, representavam 0,5% das empresas ativas e ocupavam 7,9% das pessoas assalariadas, o que significa 2,5 milhões de profissionais.

 

O levantamento mostra que o pico de empresas de alto crescimento ocorreu em 2012, com um total de 35,2 mil.  Já a maior queda foi registrada em 2015, quando foram 17,4% empresas a menos na comparação com o ano anterior.

 

O estudo apontou também uma tendência de queda nas empresas de alto crescimento que possuem entre três e cinco anos de existência. Em 2017, eram 2.422 empresas nessa categoria, 11,1% a menos que em 2016.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo