Pesquisa estima que varejo e setor de serviços vão criar 100 mil vagas temporárias de fim de ano

Pesquisa Emprego

Publicado em 05/10/2019 - 09:58 Por Nelson Lin - São Paulo

O setor de varejo e serviços deve abrir mais de 100 mil vagas para o fim de ano. A maioria das vagas será temporária e de trabalho informal. Com relação ao ano passado houve uma grande melhora, pois, em 2018, foram criadas cerca de 42 mil vagas.

 

A informação é da pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgada no fim de setembro.

 

Stefany Correia, desempregada desde Julho, é uma das que esperam conseguir um trabalho como vendedora agora nesse período de festas.

 

De acordo com a pesquisa, 58% dos empresários acreditam que as vendas deste fim de ano serão melhores que as do ano passado. E por isso, 49% pretendem abrir vagas informais para o suprir a demanda do fim de ano e 45% pretendem contratar com carteira assinada.

 

A maior parte das contratações deve se concentrar em outubro e  novembro, e grande parte das vagas abertas será para ajudante geral, vendedor e balconista.

 

Para os empresários, a contratação informal se justifica pelo fato de precisarem da mão de obra apenas para o período das festas, e outro fator citado é que, com a contratação informal, irão reduzir os custos, uma vez que, em tempos de crise, acreditam que mais pessoas estão dispostas a fazerem bicos.

 

José Rodrigues de Lima é um desses, pois procura emprego há mais de um ano como ajudante geral e disse que espera conseguir ao menos alguns bicos neste fim de ano.


Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti , o trabalhador que conseguir a vaga de trabalho temporária deve se empenhar para ser efetivado. De acordo com a pesquisa, dos 52% dos empresários que irão criar postos de trabalho temporário, 40% têm planos de efetivar o trabalhador.

 

A pesquisa ouviu mais de 1177 empresários que atuam no setor de comércio de todo o país, entre 1º a 16 de Agosto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo