Pesquisa estima que varejo e setor de serviços vão criar 100 mil vagas temporárias de fim de ano

Pesquisa Emprego

Publicado em 05/10/2019 - 09:58 Por Nelson Lin - São Paulo

O setor de varejo e serviços deve abrir mais de 100 mil vagas para o fim de ano. A maioria das vagas será temporária e de trabalho informal. Com relação ao ano passado houve uma grande melhora, pois, em 2018, foram criadas cerca de 42 mil vagas.

 

A informação é da pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgada no fim de setembro.

 

Stefany Correia, desempregada desde Julho, é uma das que esperam conseguir um trabalho como vendedora agora nesse período de festas.

 

De acordo com a pesquisa, 58% dos empresários acreditam que as vendas deste fim de ano serão melhores que as do ano passado. E por isso, 49% pretendem abrir vagas informais para o suprir a demanda do fim de ano e 45% pretendem contratar com carteira assinada.

 

A maior parte das contratações deve se concentrar em outubro e  novembro, e grande parte das vagas abertas será para ajudante geral, vendedor e balconista.

 

Para os empresários, a contratação informal se justifica pelo fato de precisarem da mão de obra apenas para o período das festas, e outro fator citado é que, com a contratação informal, irão reduzir os custos, uma vez que, em tempos de crise, acreditam que mais pessoas estão dispostas a fazerem bicos.

 

José Rodrigues de Lima é um desses, pois procura emprego há mais de um ano como ajudante geral e disse que espera conseguir ao menos alguns bicos neste fim de ano.


Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti , o trabalhador que conseguir a vaga de trabalho temporária deve se empenhar para ser efetivado. De acordo com a pesquisa, dos 52% dos empresários que irão criar postos de trabalho temporário, 40% têm planos de efetivar o trabalhador.

 

A pesquisa ouviu mais de 1177 empresários que atuam no setor de comércio de todo o país, entre 1º a 16 de Agosto.

Últimas notícias
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo