IBGE mostra aumento de jovens nem-nem no país; falta trabalho e evasão escolar é alta

Economia

Publicado em 06/11/2019 - 13:20 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A quantidade de jovens que não estudam e nem trabalham aumentou no Brasil, no ano passado. E não é por falta de interesse, mas porque não há oportunidade de trabalho e porque a alta evasão no ensino médio impede muitos deles de continuarem os estudos.

 

As conclusões são do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divulga, nesta quarta-feira (6), a síntese de indicadores sociais. As pessoas conhecidas como nem-nem são 23% de todos os jovens com idades entre 15 e 29 anos no país e chegam a 27,9%, no recorte entre 18 e 24.

 

Mais de 1 milhão desses jovens se declararam desalentados, quando a pessoa desiste de encontrar um trabalho diante da dificuldade. Mas a pesquisadora do IBGE Luanda Botelho explica que nem tudo se explica pela conjuntura econômica.

 

A interrupção dos estudos está bastante relacionada com esse cenário. Entre os jovens nem-nem, 46% não tinham concluído o ensino fundamental e 27% terminaram esta etapa mas não conseguiram concluir o ensino médio.

 

E essa realidade tende a se repetir no futuro, já que 11,8% dos adolescentes com idades entre 15 e 17 anos estavam fora da escola no ano passado. Além disso, a taxa que mede se o aluno está frequentando determinado nível, na idade adequada, cai de 97,4% nos anos iniciais do ensino fundamental, para menos de 70%, no ensino médio.

 

Para os adolescentes pertencentes aos 20% da população mais pobre, a taxa de atraso escolar é quatro vezes maior do que entre os 20% mais ricos. A adequação também é mais de 10 pontos percentuais menor entre negros, na comparação com os brancos.

 

A analista do IBGE Betina Fresneda explica que tudo isso é resultado de problemas estruturais, mas que o gargalo do ensino médio precisa ser visto com prioridade.

 

Em 2018, quase 64% dos jovens, entre 18 e 24 anos, não frequentavam o ensino superior. O IBGE também aponta que outra questão estrutural está relacionada com a alta prevalência de nem-nem no Brasil: a divisão igualitária do trabalho doméstico. 28,4% das mulheres jovens não trabalham, nem estudam, contra 17,6% dos homens na mesma faixa etária.

 

Mais de 67% delas estavam foram da força de trabalho, ou seja, não tomaram nenhuma providência para obter uma ocupação e a razão alegada para quase 36% dessas pessoas era a necessidade de cuidar da casa e da família.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo