Beneficiada pelo comércio e pelos serviços, a criação de empregos com carteira assinada atingiu, em novembro, o oitavo mês seguido de crescimento.
Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 99,2 mil postos formais de trabalho foram criados no último mês.
Este foi o melhor nível de abertura de postos de trabalho para novembro desde 2010. De janeiro a novembro, 948, 3 mil empregos foram criados. Isso representa 10,5% mais que no mesmo período do ano passado.
Apesar da alta, a abertura de postos de trabalho ficou concentrado em poucos setores. Apenas o comércio, serviços em geral e serviços de utilidade pública criaram emprego no último mês. Os outros cinco setores pesquisados mais demitiram do que contrataram.
Tradicionalmente, novembro é marcado pelo reforço nas contratações das lojas, para as festas de fim de ano. No entanto, a indústria que tem um pico de produção em agosto e setembro, dispensa parte dos funcionários, assim como a agropecuária que tem produtos na entressafra.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/China Daily/Proibida reproduçao Homem usando máscara de proteção trabalha numa usina siderúrgica. 2/3/2020. China Daily via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Coredec/Santa Catarina. Santa Catarina 07/12/2024 Chuva intensa em Santa Catarina causa alagamentos e inundações em diversas regiões. Foto: Coredec/Santa Catarina.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)