Guedes diz que salário mínimo de 2020 ficará acima dos R$ 1.031 já previstos no Orçamento

Salário mínimo de 2020

Publicado em 19/12/2019 - 10:05 Por Kariane Costa - Brasília

O salário mínimo vai ficar acima dos R$ 1.031,  a partir de 1º de janeiro de 2020.

 

A afirmação é do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele falou à imprensa durante um balanço das atividades da pasta, em entrevista coletiva, em Brasília, nesta quarta-feira (18).

 

De acordo com Guedes, o valor final do mínimo dependerá do Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, que mede a inflação para as famílias de menor renda.

 

No entanto, segundo o ministro, o recente repique da inflação deve elevar o mínimo para um salário maior que o previsto.


 

Pela legislação, o presidente Jair Bolsonaro tem até 31 de dezembro para editar o decreto com o valor  mínimo para o ano que vem.

 

Por causa da alta do dólar, nos últimos meses, e do aumento no preço da carne, a inflação subiu. Em novembro, a taxa fechou em 0,54%, a maior inflação para o mês desde 2015.

 

O ministro acrescentou que o valor do salário mínimo será definido anualmente sem a política de reajuste dos últimos anos. Ele não afastou a possibilidade de que a correção do mínimo, nos próximos anos, seja maior do que a inflação

Últimas notícias
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo