IPCA: preço da carne foi responsável pelo aumento da inflação em 2019

IPCA 2019

Publicado em 10/01/2020 - 16:45 Por Tâmara Freire - Brasília

O preço salgado da carne foi o grande responsável pelo aumento da inflação em 2019.

 

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fechou o ano em 4,31%, o maior desde 2016 e acima da meta estipulada pelo governo, que era de 4,25%.

 

Sem o aumento expressivo da carne, o IPCA teria ficado em 3,54%, abaixo dos 3,75% medidos em 2018.

 

Somente em dezembro, as carnes subiram mais de 18% e também foram as grandes responsáveis pelo IPCA mensal de 1,15%, o maior para este mês em 17 anos.

 

Já no acumulado de 2019 as carnes ficaram 32,40% mais caras, explica o pesquisador do IBGE Pedro Kislanov. Esse aumento das carnes também impacta outros componentes do IPCA.

 

Junto com o feijão carioca e o tomate, que tiveram altas de mais de 20% no mês, a carne fez com que o grupo alimentação e bebidas registrasse alta de 3,38% em dezembro, também o maior resultado desde 2002.

 

Já no acumulado do ano, os preços dos itens desse grupo subiram 6,37% ou seja 2,33 ponto percentual a mais do que em 2018.

 

Como esses itens concentram grande parte dos gastos das famílias, este também foi o grupo com maior impacto sobre o índice geral.

 

Em seguida vieram os transportes, que subiram 3,57%, principalmente por causa das tarifas de ônibus urbano que ficaram 6,64% mais caras e da gasolina, com aumento de mais de 4%.

 

Já a categoria de saúde e cuidados pessoais subiu quase 5,5% puxada, principalmente, pelo reajuste nos planos de saúde que foi superior a 8%.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo