Orçamento de 2020 é publicado no Diário Oficial desta segunda-feira

Diário Oficial

Publicado em 20/01/2020 - 09:29 Por Victor Ribeiro - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a Lei Orçamentária Anual deste ano. O texto estima as receitas e define quais serão as despesas da União ao longo de 2020. A lei está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

 

É o primeiro Orçamento elaborado pela gestão Bolsonaro e fixou em 2 bilhões de reais o valor do fundo eleitoral.

 

As receitas e despesas totais devem ser de 3 trilhões 687 bilhões de reais até o fim do ano. Desse valor, 2 trilhões e 375 bilhões são para o Orçamento Fiscal; 1 trilhão 189 bilhões para a Seguridade Social; 917 bilhões vão para o refinanciamento da dívida pública; e 121 bilhões de reais, para os investimentos das estatais.

 

De acordo com a projeção da Lei Orçamentária, a cotação média do dólar será de 4 reais e o Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, deve crescer 2,32%. A expectativa é de que a inflação medida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, feche o ano em 3,53%.

 

O resultado fiscal previsto é melhor do que o do ano passado, mas a previsão é que as contas fechem no vermelho, pelo sétimo ano consecutivo. Em 2019, a previsão era de déficit de 139 bilhões. Para este ano, o déficit esperado é de 124 bilhões de reais.

 

 

*Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Saúde

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo