IBGE: desemprego cai para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro

IBGE

Publicado em 28/02/2020 - 14:17 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A taxa de desocupação do país no trimestre móvel encerrado em janeiro ficou em 11,2%. O resultado é 0,4 ponto percentual menor do que o registrado no trimestre encerrado em outubro. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a redução na desocupação foi de 0,8 ponto percentual.


O Brasil ainda tem, no entanto, 11,9 milhões desempregados. As informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad Contínua, foram divulgadas nesta sexta-feira, pelo IBGE.


A analista do IBGE Adriana Beringuy explica que a queda na taxa de desocupação tem uma explicação sazonal e não necessariamente revela a recuperação do mercado de trabalho.


“Essa queda agora está muito relacionada a um efeito sazonal, de processo de interrupção por procura de trabalho. As pessoas, em função de férias, se retiram temporariamente da procura, ou seja, há menos pressão sobre o mercado de trabalho, fazendo essa taxa cair”.


Os dados mostram que o contingente de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado cresceu em relação ao trimestre anterior. O aumento foi de 1,5%, ou 540 mil pessoas. Na comparação com o mesmo período de 2019, o aumento foi de 2,6%.


A categoria dos empregados sem carteira assinada no setor privado ficou estável em relação ao trimestre móvel anterior e cresceu 3,7% se comparada ao mesmo trimestre do ano passado. Adriana Beringuy detalha que os resultados ainda refletem o desempenho da economia em 2019.


“Ainda muito influenciado pelos bons resultados dos meses de novembro e dezembro de 2019, a gente entra 2020 com um janeiro muito influenciado pelos resultados do fim de 2019”.


A população ocupada no país é de 94,2 milhões trabalhadores, sendo que 40,7% deles ainda estão na informalidade, um total de 38,3 milhões pessoas.


A Pnad mostra ainda que estão subutilizadas, ou seja, trabalhando menos do que gostariam ou poderiam, 26,4 milhões de pessoas, número 2,7% menor do que no período anterior.


A quantidade de desalentados – aqueles que desistiram de procurar trabalho –não mudou na comparação trimestral e anual, e continua próximo do recorde da série histórica, que foi de 4,4% da força de trabalho em 2019.  A taxa no trimestre encerrado em janeiro foi de 4,2% da força de trabalho, 4,7 milhões desalentados.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo