Errou ao preencher a declaração ou quer incluir um dado novo? Tem a opção da Retificadora

IRPF 2020

Publicado em 16/03/2020 - 18:28 Por Lana Cristina - Brasília

Errei ao preencher minha declaração.  Pense nas seguintes situações: Me esqueci de incluir parte dos meus rendimentos no ano-calendário ou fiz uma inclusão com erro de digitação. Ou, ainda, quero mudar a opção de tributação de simplificada para completa. Ou de completa para simplificada.

 

E, ainda, achei só agora uma nota fiscal que comprova o pagamento de uma consulta médica que poderia ser usada como forma de abater do imposto que devo. Se alguma dessas situações acontecer com você, é possível fazer o que se chama de Declaração Retificadora.

 

Mas atenção! Trocar de forma de tributação só é possível durante o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual. Ou seja, se você, contribuinte, já entregou sua declaração do Imposto de Renda 2020 e escolheu a forma simplificada, por exemplo, mas, de repente, pensou bem, e viu que seria melhor a forma completa. Então, você só pode trocar até o dia 30 de abril, último dia de transmissão da declaração. Ou seja, da entrega à Receita Federal. Isso porque a escolha da forma de tributação é uma opção do contribuinte, que se torna definitiva com a apresentação da Declaração de Ajuste Anual.

 

Depois do último dia de prazo, você só pode fazer a retificação da sua declaração para outros tipos de correção, que vamos detalhar. É importante você saber que, para apresentar a retificadora, tem que informar o número do recibo de entrega da última declaração apresentada, relativa ao mesmo ano-calendário. Esse número é obrigatório e pode ser obtido no recibo de entrega impresso ou visualizado por meio do menu Declaração, opção Abrir, do programa IRPF2020.

 

A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originariamente apresentada e a substitui integralmente. Ou seja, ela deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionais, se for o caso.

 

E o prazo da retificadora? O contribuinte pode retificar a declaração de rendimentos, inclusive quanto ao valor dos bens e direitos declarados, dentro de cinco anos. Esse prazo começa a contar, nos casos de ter tido algum imposto pago antecipadamente, como o carnê-leão ou o imposto retido na fonte, a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte ao ano da apresentação. Ou seja, para o IR 2020, é a partir do primeiro dia de 2021.

 

Mas se não teve imposto pago antes da data regular de apresentação da declaração, aí o prazo de cinco anos para entregar a retificadora começa a contar a partir do ano inicial de apresentação, ou seja, agora mesmo em 2020 para a declaração deste ano exercício.

 

Ah… você certamente entendeu bem essa última explicação, pois já falamos da diferença entre ano calendário e ano exercício. Lembra?

 

Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo
Saúde

Assembleia Mundial da Saúde termina neste sábado

Durante essa semana, as delegações dos países membros da Organização Mundial da Saúde discutiram estratégias globais sobre segurança alimentar, saúde bucal e pesquisa e inovação em tuberculose.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

São Paulo recebe o 4º Festival Sesi de Robótica

O evento ocupa o pavilhão da bienal no Parque Ibirapuera e reúne estudantes de todo o país que encontraram soluções inovadoras para problemas do cotidiano.

Baixar arquivo
Cultura

São Paulo: Virada Cultural traz shows em todas as regiões da cidade

A Virada Cultural volta ao formato presencial neste sábado e domingo, na capital paulista. Depois de uma pausa de dois anos em função da pandemia, a expectativa é que as mais de 300 atrações culturais e shows atraiam cerca de dois milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Em junho a bandeira tarifária da conta de luz vai continuar verde

A adoção da bandeira verde significa que não haverá cobrança de taxa extra adicional. A informação foi divulgada pela Aneel Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo