Imposto de Renda: quando fazer declaração inicial, intermediária ou final de espólio
A gente falava no outro programa do espólio, o conjunto de bens, rendimentos e dívidas da pessoa falecida que o viúvo ou a viúva tem que declarar. E ficamos de explicar os três tipos de declaração de espólio.
A primeira é a Declaração Inicial. Se um dos cônjuges morreu no ano-calendário de 2019, agora, no IR 2020, é hora de fazer a declaração inicial do espólio.
Porque, na verdade, a pessoa, quando morre, não deixa de ser contribuinte. Por isso, seu parceiro, sua parceira ou um de seus herdeiros, se maiores de idade e na ausência do inventariante, um desses apresenta a Declaração do contribuinte que morreu na Aba Espólio do programa gerador do Imposto de Renda.
Tem também a Declaração Intermediária. Ela tem que ser feita em todos os anos-calendário depois do falecimento, até o ano-calendário anterior ao da decisão
judicial da partilha, ou seja, a lavratura do inventário. Ou seja, enquanto não terminar o processo de partilha dos bens, o contribuinte que foi o inventariante vai apresentar a Declaração Intermediária.
Mas vale lembrar que a Inicial e a Intermediária só são obrigatórias se o espólio do contribuinte que morreu atender aos mesmos pré-requisitos que tornam obrigatória a apresentação da Declaração do Imposto de Renda.
Agora, a Declaração Final, essa é obrigatória mesmo que as outras duas não tenham sido. Ela deve ser entregue no ano depois do fim do processo de partilha dos bens. Ou seja, havendo bens, é preciso apresentar a Declaração Final de Espólio.
Ela corresponde ao período de 1º de janeiro até a data da decisão judicial ou da lavratura de escritura pública de inventário e partilha.
Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 28/11/2024 Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o ministro Alexandre Padilha, após reunião de líderes do Senado Federal quando Haddad apresentou medidas econômicas discutidas pelo governo federal.
Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva Maria
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Pontes/Agecom/Todos Direitos Reservados Um memorial funcionará na casa onde Jorge Amado morou com a mulher, Zélia Gattai. A Casa do Rio Vermelho, como é conhecida, fica na Rua Alagoinhas, no bairro Rio Vermelho (Valter Pontes/Agecom/Todos Direitos Reservados)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília (DF), 31/10/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com ministros e governadores. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/09/2024 – A ministra do STF Cármen Lúcia fala sobre seu novo livro, Direito de para Todos, na gravação do programa Trilha de Letras, da TV Brasil, apresentado por Eliana Alves Cruz, na BiblioMaison. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 09/12/2024 o relator da reforma tributária, Senador Eduardo Braga durante coletiva a imprensa para esclarecer alguns pontos antes da leitura oficial do parecer da proposta de regulamentação da Reforma Tributária.
Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)