Imposto de Renda: quando fazer declaração inicial, intermediária ou final de espólio

Imposto de Renda

Publicado em 23/03/2020 - 19:18 Por Lana Cristina - Brasília

A gente falava no outro programa do espólio, o conjunto de bens, rendimentos e dívidas da pessoa falecida que o viúvo ou a viúva tem que declarar. E ficamos de explicar os três tipos de declaração de espólio.

 

A primeira é a Declaração Inicial. Se um dos cônjuges morreu no ano-calendário de 2019, agora, no IR 2020, é hora de fazer a declaração inicial do espólio.

 

Porque, na verdade, a pessoa, quando morre, não deixa de ser contribuinte. Por isso, seu parceiro, sua parceira ou um de seus herdeiros, se maiores de idade e na ausência do inventariante, um desses apresenta a Declaração do contribuinte que morreu na Aba Espólio do programa gerador do Imposto de Renda.

 

Tem também a Declaração Intermediária. Ela tem que ser feita em todos os anos-calendário depois do falecimento, até o ano-calendário anterior ao da decisão
judicial da partilha, ou seja, a lavratura do inventário. Ou seja, enquanto não terminar o processo de partilha dos bens, o contribuinte que foi o inventariante vai apresentar a Declaração Intermediária.

 

Mas vale lembrar que a Inicial e a Intermediária só são obrigatórias se o espólio do contribuinte que morreu atender aos mesmos pré-requisitos que tornam obrigatória a apresentação da Declaração do Imposto de Renda.

 

Agora, a Declaração Final, essa é obrigatória mesmo que as outras duas não tenham sido. Ela deve ser entregue no ano depois do fim do processo de partilha dos bens. Ou seja, havendo bens, é preciso apresentar a Declaração Final de Espólio.

 

Ela corresponde ao período de 1º de janeiro até a data da decisão judicial ou da lavratura de escritura pública de inventário e partilha.

 

 

 

Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo