3,8 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 já foram entregues à Receita Federal. Este número representa quase 12% das declarações previstas para este ano.
Ao todo, a autarquia espera receber o documento de 32 milhões de contribuintes até 30 de abril, quando termina o prazo para acertar as contas com o leão.
O fisco começou a receber as declarações no dia 2 de março. O serviço para envio da declaração fica disponível 20 horas por dia. Somente entre 1h e 5h da manhã o sistema fica indisponível, pois é o horário que os técnicos fazem manutenção de rotina.
Deve declarar o Imposto de Renda neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 em 2019.
Para quem não entregar a declaração no prazo, a multa é de no mínimo, R$165,74. Mas este valor pode chegar a 20% do imposto devido. Tem prioridade na restituição idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais.
Já os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo de forma correta também recebem mais cedo as restituições, caso tenham direito, caso tenham direito.
Uma das novidades na declaração do imposto de renda é que, em 2020, as restituições serão pagas em cinco lotes, e não mais em sete. E o primeiro, será liberado em maio.
O programa para preenchimento da declaração está disponível no site da Receita em várias plataformas e também para dispositivos móveis Android e iOS.




