Inflação para baixa renda avança em março

IPC-C1

Publicado em 06/04/2020 - 11:50 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A inflação para as famílias que vivem com renda mensal de até 2,5 salários mínimos subiu 0,49% em março e ficou bem acima da taxa de 0,02% de fevereiro.

 

Com o resultado, o IPC - C1, Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 ficou acima do IPC-BR,  que mede a inflação para todas as faixas de renda e variou 0,34% em março.

 

Com a taxa do mês de março, divulgada pela Fundação Getulio Vargas, o IPC - C1 acumula alta de 1,07% no ano e 3,88% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram alta em suas taxas de variação, sendo que o destaque foi o grupo Alimentação, que passou de  0,51% em fevereiro, para 1,63% em março.

 

Os preços que mais subiram foram das hortaliças e dos legumes. No grupo Habitação, a maior contribuição foi da alta da tarifa de eletricidade residencial; em Saúde e Cuidados Pessoais, os artigos de   higiene; em Educação, Leitura e Recreação, as passagens aéreas; e em Comunicação, as mensalidades para TV por assinatura.

 

Em contrapartida, os grupos Vestuário, Despesas Diversas e Transportes apresentaram recuo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar a queda nos preços das roupas, da tarifa postal e da tarifa de táxi, respectivamente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Governo lança campanha para combater violência contra menores

Esta terça-feira é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Baixar arquivo
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo