A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu em todas as sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas, na passagem de fevereiro para março. O indicador, divulgado nesta quinta-feira (2) pela instituição, mostra que a maior alta foi observada no Rio de Janeiro. A taxa subiu 0,58 ponto percentual, ao passar de 0,03% para 0,61%, de um mês para outro.
Em São Paulo, a alta na inflação de fevereiro para março foi de 0,19 ponto percentual e subiu de 0,18% para 0,37%. Salvador passou de estabilidade de preços em fevereiro para inflação em março de 0,54%.
As outras quatro cidades pesquisadas passaram de deflação em fevereiro para inflação em março. São elas: Brasília, Belo Horizonte, Recife, e Porto Alegre.
O IPC-S de março deste ano registrou alta de 0,34%, bem acima do índice de -0,01%, apurado em fevereiro, conforme divulgou a FGV nessa quarta-feira. Com o resultado, o indicador acumula alta de 0,92% no ano e 3,44% nos últimos 12 meses.
A maior contribuição partiu do grupo Alimentação, com alta expressiva nos preços de hortaliças e legumes, que passaram de 8,06% para 12,27%.