Pandemia da Covid-19 derruba confiança da indústria em abril

FGV

Publicado em 29/04/2020 - 13:05 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getulio Vargas, registrou em abril deste ano o maior recuo mensal e atingiu o menor nível desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 2001. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (29), pela FGV, a queda  foi de 39,3 pontos em abril, e o indicador ficou com 58,2 pontos.

 

A economista  da Fundação, Renata de Mello Franco, lembra que todos os 19 segmentos pesquisados tiveram redução e que o resultado foi provocado pela pandemia do novo coronavírus. Ela explicou que a confiança dos empresários no momento presente, medida pelo Índice de Situação Atual, desabou, e o crescimento sem precedentes do pessimismo em relação ao futuro fez com que o Índice de Expectativas, superasse em mais de 21 pontos seu mínimo anterior.

 

Com exceção do nível dos estoques e da demanda externa, todos os indicadores atingiram o mínimo histórico, inclusive o Nível de Utilização da Capacidade Instalada. A economista avalia que para os próximos meses, o cenário ainda pode gerar novas surpresas negativas caso o nível de incerteza se mantenha elevado.

 

O isolamento social e as medidas restritivas para o funcionamento do comércio, para conter o avanço da Covid-19, também causaram impactos negativos, neste mês, nos índices de confiança de Serviços, da Construção, do Comércio e do Consumidor, todos apurados pela Fundação Getulio Vargas.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo