Água desempenha papel-chave na economia do país, aponta pesquisa

Pesquisa do IBGE

Publicado em 07/05/2020 - 15:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Para cada R$1 gerado pela economia brasileira em 2017, foram consumidos, cerca de  6,3 litros de água. E o setor que exigia maior volume era o da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com mais de mil litros para cada R$1 gerado.

 

Associado a isso, o Centro-Oeste foi a região com maior consumo, em torno de mil e 500 litros para cada real produzido. Os números são do estudo Contas Econômicas Ambientais da Água, divulgado nesta quinta-feira (07), pelo IBGE, em parceria com a Agência Nacional de Águas. 

 

O levantamento mostra a relação entre os recursos hídricos e o valor agregado de cada atividade econômica e como a água desempenha um papel-chave no desenvolvimento do país. Revela ainda que a maior parte da água consumida pela agricultura vai para o plantio de sequeiro, que ocupa mais de 90% da área agrícola do país, e que depende exclusivamente das águas da chuva e do solo.

 

Mas se for descontado a água retirada do solo para este tipo de cultivo, a quantia utilizada pela agropecuária e produção florestal cai de mais de mil litros para cerca de 95 litros a cada real produzido. O estudo aponta também que o consumo total de água no país em 2017 ultrapassou 329 trilhões de litros, e esse cálculo já desconta a água que retorna para o meio ambiente.

 

E mais de 97% disso foi utilizado pela agropecuária e produção florestal. Já entre as famílias brasileiras, o uso per capita de água foi de 116 litros diários, chegando a 143 no Sudeste, e ficando em 83 litros no Nordeste.

 

Quanto ao volume de esgoto coletado em relação à quantidade água utilizada, o Sudeste também encabeça a lista com 71%, enquanto a Região norte ocupa a ultima colocação com apenas 14% da água utilizada pelas famílias retornando ao meio ambiente através da rede de coleta.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo