Água desempenha papel-chave na economia do país, aponta pesquisa

Pesquisa do IBGE

Publicado em 07/05/2020 - 15:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Para cada R$1 gerado pela economia brasileira em 2017, foram consumidos, cerca de  6,3 litros de água. E o setor que exigia maior volume era o da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com mais de mil litros para cada R$1 gerado.

 

Associado a isso, o Centro-Oeste foi a região com maior consumo, em torno de mil e 500 litros para cada real produzido. Os números são do estudo Contas Econômicas Ambientais da Água, divulgado nesta quinta-feira (07), pelo IBGE, em parceria com a Agência Nacional de Águas. 

 

O levantamento mostra a relação entre os recursos hídricos e o valor agregado de cada atividade econômica e como a água desempenha um papel-chave no desenvolvimento do país. Revela ainda que a maior parte da água consumida pela agricultura vai para o plantio de sequeiro, que ocupa mais de 90% da área agrícola do país, e que depende exclusivamente das águas da chuva e do solo.

 

Mas se for descontado a água retirada do solo para este tipo de cultivo, a quantia utilizada pela agropecuária e produção florestal cai de mais de mil litros para cerca de 95 litros a cada real produzido. O estudo aponta também que o consumo total de água no país em 2017 ultrapassou 329 trilhões de litros, e esse cálculo já desconta a água que retorna para o meio ambiente.

 

E mais de 97% disso foi utilizado pela agropecuária e produção florestal. Já entre as famílias brasileiras, o uso per capita de água foi de 116 litros diários, chegando a 143 no Sudeste, e ficando em 83 litros no Nordeste.

 

Quanto ao volume de esgoto coletado em relação à quantidade água utilizada, o Sudeste também encabeça a lista com 71%, enquanto a Região norte ocupa a ultima colocação com apenas 14% da água utilizada pelas famílias retornando ao meio ambiente através da rede de coleta.

Últimas notícias
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Novos casos de Varíola dos Macacos foram confirmados no Rio de Janeiro

Com isso subiu para treze o número de notificações oficiais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Internacional

Terremoto de magnitude 6,0 deixa pelo menos cinco mortos no Irã

O Irã está localizado à beira de várias placas tectônicas e é atravessado por falhas. O que faz o país ter uma alta atividade sísmica.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas de calouros

O primeiro programa de calouros do rádio brasileiro, A Hora dos Calouros, foi criado na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Os concursos faziam as audiências aumentarem consideravelmente e, junto com elas, as verbas publicitárias.

Baixar arquivo