Cresce o número de pessoas que se declaram pretas e pardas nos domicílios brasileiros, aponta Pnad

Domicílios brasileiros

Publicado em 06/05/2020 - 12:47 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os domicílios brasileiros são ocupados principalmente por pessoas que se declaram de cor parda. A taxa de 46,8% em 2019 foi a que mais cresceu em relação a 2012, de 45,3%. A taxa das pessoas de cor preta também aumentou nesse período, passando de 7,4% em 2012 para 9,4% em 2019.

 

Já a participação da população branca caiu para 42,7% em 2019, ante ao índice de 46,6% em 2012.

 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre as Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2019, divulgada nesta quarta-feira (6) pelo IBGE.

 

A pesquisa mostra que  a participação da população declarada de cor branca caiu em todas as regiões de 2012 para 2019, especialmente no Sudeste e Sul.

 

No Nordeste houve a principal expansão da participação das pessoas autodeclaradas pretas e no sul das que se reconhecem pardas.

 

A doutoranda em Educação pela Uerj, Juliana Ribeiro, atribui o resultado à oportunidade que as pessoas estão tendo em se declarar pardas e pretas. Explicou que, por muito tempo essa população se declarou branca para ser aceita na sociedade.

 

O levantamento aponta que em 2019, o país tinha 72,4 milhões de domicílios ocupados por 209,5 milhões de pessoas.

 

Para os serviços de saneamento básico e energia e posse de bens e serviços no domicílio não houve grandes variações dos percentuais em relação a 2018.

 

Em todo o país, quase duas, 11,8%, em cada 10 residências não tinham acesso à rede geral de abastecimento de água. A região Nordeste apresentou a menor cobertura diária de abastecimento, enquanto a sul tinha a maior cobertura.

 

A proporção de domicílios com acesso à rede geral de esgotos passou de 66,3% em 2018 para 68,3% em 2019.

 

Permanecem diferenças acentuadas entre as regiões: em 2019, o Norte e o Nordeste tinham as menores coberturas, enquanto a Região Sudeste possuía padrões mais altos e Sul e Centro-Oeste tinham valores intermediários.

 

O percentual de domicílios com coleta de lixo feita diretamente por serviço de limpeza cresceu 3,6% em um ano.

 

A disponibilidade de geladeira tinha o percentual mais elevado nos domicílios. Já a máquina de lavar roupa estava presente em 66,1% dos domicílios do país. Em 49,2% dos domicílios brasileiros havia automóvel, enquanto 22,2% tinham motocicleta.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo