Demanda por voos domésticos cai mais de 50% com pandemia; oferta de voos segue o mesmo cenário

Viagens canceladas

Publicado em 27/05/2020 - 17:30 Por Dayana Vítor - Brasília

Muitos brasileiros se planejaram há tempos para viajar em 2020, já que além das férias e finais de semana, existem nove feriados este ano. O que ninguém contava era que a pandemia do novo coronavírus mudaria os planos de muitos viajantes e também das empresas aéreas.

 

Desde a segunda quinzena de março, quando foi decretada a pandemia da Covid-19, a demanda dos voos domésticos no Brasil caiu mais de 50%. Só no mês de abril, reduziu 93%. Agora, em maio, foi registrada queda de 90%. E as ofertas de voos pelas companhias tem acompanhado esse cenário. Todos esses dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

O funcionário público Carlos Balbino tinha oito viagens marcadas para este ano. Ele iria se divertir em Salvador, na Bahia; Florianópolis, em Santa Catarina, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Fortaleza, no Ceará, e outras cidades. Mas as passagens de Carlos foram canceladas e ele teve que adiar os planos.

 

Assim como Carlos, muitos outros brasileiros terão que esperar um bom tempo para voltar a voar. Atualmente, apenas 44 cidades do país têm voos regulares. São pouco mais de mil e duzentos voos por semana. Antes da pandemia, eram mais de 14 mil. O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, avalia que o setor vai demorar alguns anos para se recuperar.

 

Se você precisar viajar durante a pandemia, saiba que existem regras a serem cumpridas. Os aeroportos e aeronaves são higienizados regularmente. Todos os passageiros devem usar máscaras e manter distância de 2 metros de outras pessoas. Em alguns voos, não há mais serviço de bordo. Algumas aeronaves possuem sistema de filtros de ar que promove a renovação do mesmo a cada 3 minutos.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo