Governo prevê queda de 4,7% no PIB de 2020, podendo chegar a 6% se quarentena for até junho
A previsão para o PIB de 2020 que, em março, era de um crescimento de 0,02%, foi revisada e, agora, o ministério da Economia estima que o Produto Interno Bruto (PIB) deve cair 4,7% neste ano em comparação com o ano passado. Se confirmado, este será o pior resultado do índice na história brasileira. Em janeiro, o governo esperava um crescimento de 2,4% do PIB.
Em um estudo divulgado também nesta quarta-feira (13), o Ministério da Economia associa diretamente os impactos econômicos da crise do novo coronavírus às medidas de isolamento social, conforme destacou o secretário de Política Econômica do ministério, Adolfo Sachsida.
Segundo a pasta, caso o isolamento se estenda até o final de junho, a queda do PIB pode chegar a 6%.
Em relação à inflação, o ministério estima um IPCA de 1,77% neste ano. Em janeiro, a previsão era de uma inflação de 3,62%.
Já a situação das contas públicas também deve se agravar. A previsão para o resultado primário, que, em março, era de um déficit de R$ 87 bilhões, agora é de um saldo negativo de R$ 571 bilhões para este ano. A dívida pública, que, em março, estava prevista para ficar em 76% do PIB neste ano, agora a previsão é de salto para quase 90% do PIB. Segundo o estudo do governo, essas projeções levam em conta que o isolamento continue até o dia 31 de maio.
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 18/12/2024 O Congresso Nacional realiza sessão semipresencial para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. (Senadores e Deputados da oposição e do governo negociam antes da votação da LDO). Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Ivan Alvarado/File Photo/Direitos reservados FILE PHOTO: A passenger plane arrives at the Arturo Merino Benitez International Airport in Santiago](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução U.S. President Donald Trump speaks after being sworn in during the inauguration of Donald Trump as the 47th president of the United States takes place inside the Capitol Rotunda of the U.S. Capitol building in Washington, D.C., Monday, January 20, 2025. It is the 60th U.S. presidential inauguration and the second non-consecutive inauguration of Trump as U.S. president. Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ailton Fernandes/Casa Civil Brasília (DF), 20/01/2025 - Ministro da Casa Civil, Rui Costa, fala com jornalistas após reunião Ministerial, na Residência oficial da Granja do Torto. Foto: Ailton Fernandes/Casa Civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Missa em homenagem a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, celebrada pelo cardeal arcebispo, Dom Orani Tempesta, na Basílica de São Sebastião.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)