Uruguai começa a reabrir comércios hoje

Pandemia

Publicado em 04/05/2020 - 17:42 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

Estima-se que cerca de 70% das lojas e comércios de Montevidéu estiveram de portas fechadas desde o dia 16 de março, quando começaram as restrições para conter o avanço do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (04), após sete semanas, a capital do Uruguai iniciou o processo de retorno às atividades nas grandes lojas varejistas, principalmente de roupas e calçados.

 

A previsão é que 85% do comércio volte a funcionar. Trabalhadores da construção civil e de algumas instituições públicas também voltarão ao trabalho. O Uruguai teve os quatro primeiros casos de contaminação pela Covid-19 confirmados no dia 13 de março. Até o momento são 665 casos confirmados, sendo que 442 já se recuperaram e 196 ainda apresentam sintomas da doença. Dezessete pessoas morreram. O Uruguai realizou cerca de 22 mil testes até agora.


A reabertura das lojas começará com horários reduzidos, das 10h às seis 18h. Não há um protocolo único de medidas de higiene para todos os estabelecimentos, mas o governo afirma que as empresas devem respeitar as normas do Ministério de Saúde Pública. Entre a série de medidas anunciadas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras, desde o dia 24 de abril, para os trabalhadores e clientes de comércios de alimentos.

 

No dia 27 de abril a medida se tornou obrigatória também para locais de serviços financeiros e pagamentos, como as lotéricas. Nas redes sociais, pede-se às empresas e clientes que cumpram com as recomendações, como permitir a entrada de, no máximo, 10 pessoas em cada estabelecimento e que mantenham pelo menos 1,5 metro de distância das outras pessoas, além do uso de máscaras e de álcool em gel para higiene das mãos.

 

Na última sexta-feira (01), Dia Internacional do Trabalho, o ministro do Trabalho uruguaio, Pablo Mieres, afirmou que o governo está trabalhando firmemente em um processo de reativação responsável, cumprindo e exigindo todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos trabalhadores porque, segundo ele, a saída desta crise aguda depende de um processo de reativação produtiva e trabalhista o mais rápido e responsável possível.


A taxa de desemprego no Uruguai, que vinha crescendo desde 2015, atingiu 10,5% em fevereiro deste ano, afetando cerca de 190 mil uruguaios, a taxa mais alta desde 2007. Entre março e abril deste ano, mais de 170 mil pedidos de seguro-desemprego foram registrados. O país tem 400 mil trabalhadores sem nenhum tipo de registro formal ou contribuições para a previdência social.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo