Uruguai começa a reabrir comércios hoje

Pandemia

Publicado em 04/05/2020 - 17:42 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

Estima-se que cerca de 70% das lojas e comércios de Montevidéu estiveram de portas fechadas desde o dia 16 de março, quando começaram as restrições para conter o avanço do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (04), após sete semanas, a capital do Uruguai iniciou o processo de retorno às atividades nas grandes lojas varejistas, principalmente de roupas e calçados.

 

A previsão é que 85% do comércio volte a funcionar. Trabalhadores da construção civil e de algumas instituições públicas também voltarão ao trabalho. O Uruguai teve os quatro primeiros casos de contaminação pela Covid-19 confirmados no dia 13 de março. Até o momento são 665 casos confirmados, sendo que 442 já se recuperaram e 196 ainda apresentam sintomas da doença. Dezessete pessoas morreram. O Uruguai realizou cerca de 22 mil testes até agora.


A reabertura das lojas começará com horários reduzidos, das 10h às seis 18h. Não há um protocolo único de medidas de higiene para todos os estabelecimentos, mas o governo afirma que as empresas devem respeitar as normas do Ministério de Saúde Pública. Entre a série de medidas anunciadas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras, desde o dia 24 de abril, para os trabalhadores e clientes de comércios de alimentos.

 

No dia 27 de abril a medida se tornou obrigatória também para locais de serviços financeiros e pagamentos, como as lotéricas. Nas redes sociais, pede-se às empresas e clientes que cumpram com as recomendações, como permitir a entrada de, no máximo, 10 pessoas em cada estabelecimento e que mantenham pelo menos 1,5 metro de distância das outras pessoas, além do uso de máscaras e de álcool em gel para higiene das mãos.

 

Na última sexta-feira (01), Dia Internacional do Trabalho, o ministro do Trabalho uruguaio, Pablo Mieres, afirmou que o governo está trabalhando firmemente em um processo de reativação responsável, cumprindo e exigindo todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos trabalhadores porque, segundo ele, a saída desta crise aguda depende de um processo de reativação produtiva e trabalhista o mais rápido e responsável possível.


A taxa de desemprego no Uruguai, que vinha crescendo desde 2015, atingiu 10,5% em fevereiro deste ano, afetando cerca de 190 mil uruguaios, a taxa mais alta desde 2007. Entre março e abril deste ano, mais de 170 mil pedidos de seguro-desemprego foram registrados. O país tem 400 mil trabalhadores sem nenhum tipo de registro formal ou contribuições para a previdência social.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo