Estimativa para colheita de grãos em 2020 é reduzida em 0,5%, mas se mantém recorde

245,9 milhões de toneladas devem ser colhidas

Publicado em 09/06/2020 - 13:41 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

 

A estimativa de maio para a safra agrícola nacional sofreu uma redução de 0,5% frente ao mês anterior, mas se mantém em patamar recorde. O país deve colher 245,9 milhões de toneladas até o fim do ano, o que representa uma alta de 1,8% em relação a 2019. Os dados constam no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta terça-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução em relação a abril, segundo o gerente do Levantamento, Carlos Antônio Barradas, é resultado da estiagem no sul do país.

 

"A queda se deve aos problemas climáticos enfrentados pelo estado do Rio Grande do Sul, que teve uma seca prolongada". 

 

O arroz, milho e soja  - os três principais produtos do grupo - respondem por 92,2% da estimativa de produção, mas, ainda segundo Carlos Antônio Barradas, o dólar alto incentiva outras produções, como o trigo.

 

"Para o trigo, é esperada uma produção de 6,9 milhões de toneladas - um aumento de 31,4% em relação ao ano anterior. Esse aumento é em função principalmente dos preços dos produtos, que estão bastante elevados, pois o preço do trigo varia em função do dólar". 

 

O levantamento prevê que a soja deve superar o recorde atingido em 2018, com safra de cerca de 119 milhões de toneladas. O montante representa um aumento de 5,2% em relação a de 2019, mas uma retração de 1,4% no volume esperado na estimativa  de abril.

 

Entre as regiões, o Centro-Oeste lidera como maior produtor nacional de grãos com 47,2% de participação, devendo colher 116 milhões de toneladas em 2020, seguido pelo Sul.

 

Já em relação aos estados, as maiores participações são do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Somados, eles representaram 80,2% do total nacional.

 

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo