Fundo de R$ 15,9 bilhões para financiar micro e pequenas empresas já está disponível
Cerca de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas serão beneficiadas por linha de crédito concedida por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - o Pronampe - e será um socorro aos que precisarem de capital de giro.
O valor total destinado a essas operações, de 15 bilhões e 900 milhões de reais, já está disponível nas agências bancárias e será usado para garantir os empréstimos tomados pelos pequenos negócios.
O dinheiro foi remanejado do Tesouro Nacional para o Fundo Garantidor de Operações, gerido pelo Banco do Brasil.
A intenção é que os pequenos negócios tenham fluxo de caixa e consigam manter os empregos. E esse crédito foi pensando justamente porque são as micro e pequenas empresas as maiores responsáveis pela criação de postos de trabalho, como explicou o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.
Os que se encaixarem nos requisitos para tomar o crédito serão comunicados pela Receita até o dia 15 de junho. O Secretário da Receita Federal, José Barros Tostes, detalhou o perfil de quem poderá fazer o empréstimo.
A taxa de juros anual máxima será igual à Selic, acrescida de 1,25% sobre o valor concedido. A liquidação do empréstimo poderá ser feita em até 36 parcelas, que só começarão a ser pagas oito meses após a liberação do crédito.
Os valores poderão ser pedidos em bancos públicos, privados, cooperativas e cooperativas de crédito. A previsão é de que 12 instituições financeiras comecem a operar essa linha nos próximos dias.
As empresas que pegarem o financiamento devem assumir o compromisso de preservar o número de funcionários - desde a data da contratação do empréstimo até 60 dias após o recebimento da última parcela.
Quem tiver dúvidas, pode acessar o portal do Simples Nacional ou da Receita para obter informações complementares sobre o programa.
![TV Globo/Divulgação Brasília (DF) 19/01/2025 - Morre, aos 92 anos, o jornalista Léo Batista.
Foto: TV Globo/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Porto Velho/Divulg Porto Velho (RO), 28/11/2024 - Aeroporto de Porto Velho. Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)