Mais de 67% dos brasileiros têm algum tipo de dívida, revela CNC

Pesquisa da CNC

Publicado em 18/06/2020 - 14:56 Por Dayana Vítor - Brasília

Neste mês de junho, mais de 67% brasileiros têm dívidas com cheque pré-datado, especial, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal ou prestação de carro.

 

O endividamento é maior para as famílias que ganham até dez salários-mínimos, gira em torno de 68%. Já para aquelas que recebem acima de R$ 10.450 fica em quase 61%.

 

Essas são as principais conclusões da pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada nesta quinta-feira (18). O índice geral de endividamento é o mais alto da história do estudo para o mês de junho.

 

A economista da confederação, Isis Ferreira, revela os motivos dessa elevação das dívidas dos brasileiros.

 

Sonora: “As famílias estão demandando mais crédito no sistema bancário, seja para pagar dívidas, seja para menter o consumo..”

 

Isis acrescenta que o percentual de débitos das famílias mais pobres vem crescendo nos últimos meses.

 

Sonora: “No corte por renda, as famílias com renda menor, até 10 salários mínimos, o endividamento cresceu....”

 

A pequisa da Confederação Nacional do Comércio ainda revela que mais de 25% das famílias têm dívidas ou contas em atraso neste mês, sendo este o maior nível desde dezembro de 2017. Outros 11 % declaram que não têm condições de pagar as contas em atraso e que vão permanecer inadimplentes. Esse é considerado o maior índice desde novembro de 2011.

 

O cartão de crédito é o tipo de dívida mais comum dos brasileiros agora em junho; seguido pelos carnês e financiamento de veículos.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo