Venda de veículos novos deve recuar 40% em 2020, estima associação de fabricantes

Associação de fabricantes

Publicado em 05/06/2020 - 17:14 Por Vanessa Casalino, da TV Brasil - São Paulo

As concessionárias reabriram as portas nesta sexta-feira, em São Paulo, com atendimento limitado a 4 horas por dia. Mas, apesar desse sinal de retomada, a indústria automotiva já caminha para o pior trimestre da história.


Algumas montadoras já tinham voltado às atividades no mês passado, ainda que num ritmo lento. E o resultado veio na produção: queda de 84% na comparação com maio de 2019. Apenas 43 mil unidades produzidas.


O mês de maio foi também o pior para a venda de veículos desde mil 992. Apenas 62 mil unidades foram comercializadas. Na prática, é como se o setor tivesse perdido dois meses de vendas por conta da pandemia.


E as fábricas têm ainda cem dias de estoques. Com isso, o setor revisou para baixo a projeção de vendas para o ano de 2020: a estimativa, que era de crescimento de mais de 9%, agora é de queda de 40%. É o que explica o presidente da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos, Luiz Carlos Moraes.


Nas exportações, um tombo ainda maior: o setor não registrava um maio tão ruim desde 1978. Os embarques para fora somaram 3,9 mil veículos, um recuo de mais de 90% frente ao mesmo período do ano passado.

Últimas notícias
Saúde

Saúde diz que Brasil está preparado para enfrentar varíola dos macacos

Marcelo Queiroga disse que o Brasil está preparado para enfrentar a varíola do macacos, chamada de Monkeypox. A estratégia, segundo o ministro, é fortalecer o sistema SUS e monitorar as fronteiras.

Baixar arquivo
Saúde

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde toma posse na Anvisa

O novo diretor da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, tomou posse nesta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o Sistema de Radiodifusão Educativa

Os anos 1980 podem ser considerados a “Era de Ouro das rádios educativas”. Nessa época, a ideia de construção de uma rede de emissoras de caráter cultural e educativo foi materializada com a criação, em 1983, do SINRED, o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa.

Baixar arquivo
Cultura

Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio mantém prisão de filha acusada de aplicar golpe na mãe

A Justiça do Rio manteve a prisão temporária da atriz Sabine Boghici, acusada de aplicar um golpe milionário na mãe de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici.

Baixar arquivo
Segurança

Deputado cassado Valdevan Noventa é investigado pela polícia de SP

O ex-deputado federal Valdevan é presidente licenciado do Sindmotoristas, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de São Paulo. Ele e outros diretores do sindicato são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo