BNDES lança plano de demissão voluntária para funcionários aposentados pelo INSS

Corte de R$ 190 milhões/ano

Publicado em 20/07/2020 - 17:33 Por Tãmara Freire - Rio de Janeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta segunda-feira (20) um plano de demissão voluntária para funcionários já aposentados pelo INSS. O objetivo é atingir aproximadamente 10% dos 2.623 empregados do quadro.

 

O prazo de adesão será de 27 de julho a 21 de agosto deste ano. De acordo com o banco, estão aptos a aderir ao plano os empregados do quadro próprio que tenham menos de 75 anos e que já estejam aposentados pelo INSS. Ou ainda que tenham completado, até 30 de junho deste ano, as condições necessárias para se aposentar pela instituição.

 

Os benefícios para quem aderir ao programa são o pagamento de 50% do aviso prévio indenizatório e de 20% do saldo para fins rescisórios do FGTS. Além disso, o empregado receberá um incentivo financeiro equivalente a 60% do salário a cada 30 dias restantes para que ele obtenha o benefício integral de complementação de aposentadoria pela Fundação de Assistência e Previdência Social do Banco.

 

O BNDES garantiu também que quem se demitir por meio do programa vai continuar tendo direito ao Plano de Assistência e Saúde, que se estende aos dependentes. Pelos cálculos do banco, caso todos os empregados elegíveis optem por aderir ao programa, o banco economizará aproximadamente R$ 190 milhões por ano. E para evitar impacto no funcionamento da instituição, os empregados que aderirem ao programa também vão participar de um ciclo de transmissão do conhecimento, para compartilhar experiências e ajudar a treinar os funcionários que vão herdar suas funções.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo