Especialista fala sobre mercado de trabalho pós-pandemia
Você já parou pra pensar que o mercado tem exigido mudanças, seja nas relações de trabalho, na extinção ou remodelagem de algumas profissões ou na criação de outras?
Como pode ficar o mercado de trabalho após a pandemia do novo coronavírus? As perguntas são muitas e as mudanças estão acontecendo.
A presença da Covid-19 no mundo oficializou a adoção do home office em muitas áreas de trabalho, nos setores público e privado, transformando possibilidades e opções em necessidade ou obrigatoriedade.
Se você ainda tem dúvidas sobre o futuro cenário, a sócia da TRD, consultoria em recursos humanos em Porto Alegre, Aline Maineri, tem uma certeza. Para que o estilo de trabalho remoto seja efetivado, as empresas vão precisar investir mais na realidade de cada pessoa, de cada funcionário.
Sobre a possibilidade de um candidato que tiver mais de uma profissão ter mais chance de conseguir a vaga pretendida, a recrutadora explica que o momento é muito incerto.
De acordo com o Ministério do Trabalho, 70 mil e 83 funcionários públicos estão em trabalho remoto. Segundo dados do IBGE, hoje o Brasil possui a maior taxa de desemprego dos últimos três anos.