IBGE verifica recuperação do setor de serviços em junho

Pesquisa IBGE

Publicado em 13/08/2020 - 12:42 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Depois de quatro meses com taxas negativas, o setor de serviços voltou a crescer no país no mês de junho. A alta ficou em 5% frente a maio; mas, ainda assim, 14,5% menor do que o resultado de fevereiro, antes da decretação da pandemia. Nos quatro meses anteriores, a perda acumulada chegou a 19,5%. Os dados são das Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (13), pelo IBGE.

 

O resultado alcançado em junho também é 12% menor em comparação a igual mês do ano passado; e 24% mais baixo do que o recorde histórico de desempenho positivo do setor, que foi alcançado em novembro de 2014.

 

Todas as cinco atividades monitoradas tiveram crescimento em junho frente a maio. O seguimento que engloba transportes, serviços auxiliares de transportes e correio se destacou e cresceu 6,9%; depois de um recuo de mais de 25%, entre março e abril. Também houve alta nos serviços de informação e comunicação, de 3,3%, após desempenho negativo de 9% nos primeiros cinco meses do ano.

 

Serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 2,7%, outros serviços, 6,4%. Os serviços prestados às famílias cresceram 14,2%; mas, segundo o IBGE, o resultado, mesmo contando com acumulado de maio e junho, de 29,9%, é insuficiente para recuperar a perda alcançada entre fevereiro e abril que foi de mais de 62%.

 

Apesar do avanço em junho, o setor de serviços fechou o primeiro semestre de 2020 com queda de 8,3%. Os serviços prestados às famílias recuaram 35,2% no período. O desempenho negativo foi influenciado principalmente pela retração nas receitas de restaurantes, hotéis, bufês e outros comércios de comida preparada.

 

O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, explica que apesar do resultado melhor em junho, o setor ainda tem um longo caminho para a recuperação.

 

Em 21 das 27 unidades da federação o setor de serviços apresentou resultado positivo em junho. Os maiores crescimentos foram em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Já o Mato Grosso, Paraná e o Espírito Santo registraram os principais impactos negativos entre os estados.

 

A pesquisa trouxe também os dados do Índice de atividade turística, que revelaram um crescimento pelo segundo mês consecutivo, com alta de 19,8% em junho em relação a maio. A perda acumulada do segmento entre março e abril atingiu 68,1%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Diretor da Precisa nega na CPI encontro com deputado Roberto Barros

Em depoimento na CPI da Pandemia nesta quinta-feira (23), o diretor institucional da Precisa Medicamentos, Danilo Trento, afirmou que não participou das negociações para a compra da vacina indiana Covaxin. Os senadores aprovaram também a convocação de Luciano Hang, dono das lojas Havan para depor na comissão na próxima semana.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, chega ao 12º dia

Mais de 23 mil hectares de vegetação já foram consumidos pelo fogo, o que equivale a 23 mil campos de futebol. Cerca de 200 pessoas, entre agentes do Corpo de Bombeiros de Goiás, do Ibama e do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e voluntários combatem as chamas.

Baixar arquivo
Segurança

PF identifica acusado de exploração sexual de menores por aplicativo

O usuário de um aplicativo canadense de mensagens foi identificado, na cidade de Carutapera, no Maranhão. Segundo a polícia, a investigação começou depois que a empresa que administra o aplicativo de mensagens detectou a troca de arquivos contendo as imagens de exploração sexual de adolescentes.

Baixar arquivo
Educação

MEC quer criar novos institutos federais de educação profissional

A declaração foi pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, na abertura da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Na cerimônia, o ministério da Educação anunciou 14 medidas para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica no país. Os projetos anunciados estão alinhados ao programa Novos Caminhos.

Baixar arquivo
Esportes

Nesta sexta Brusque x Vasco jogam com público em Santa Catarina

A partida é válida pela 26ª rodada do Brasileirão da Série B. O time da casa vem de empate em 2 a 2 como Sampaio Côrrea e precisa superar o desgaste da viagem até São Luís, onde a equipe do técnico Waguinho jogou na última terça-feira (20).

Baixar arquivo
Política

Parlamentares discutem a reforma administrativa na Comissão Especial

Ainda não há consenso para votação do parecer do relator deputado Arthur Maia do DEM da Bahia. Para se ter uma ideia, o texto apresentado nesta quinta-feira é a quinta versão do relatório.

Baixar arquivo