IBGE verifica recuperação do setor de serviços em junho

Pesquisa IBGE

Publicado em 13/08/2020 - 12:42 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Depois de quatro meses com taxas negativas, o setor de serviços voltou a crescer no país no mês de junho. A alta ficou em 5% frente a maio; mas, ainda assim, 14,5% menor do que o resultado de fevereiro, antes da decretação da pandemia. Nos quatro meses anteriores, a perda acumulada chegou a 19,5%. Os dados são das Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (13), pelo IBGE.

 

O resultado alcançado em junho também é 12% menor em comparação a igual mês do ano passado; e 24% mais baixo do que o recorde histórico de desempenho positivo do setor, que foi alcançado em novembro de 2014.

 

Todas as cinco atividades monitoradas tiveram crescimento em junho frente a maio. O seguimento que engloba transportes, serviços auxiliares de transportes e correio se destacou e cresceu 6,9%; depois de um recuo de mais de 25%, entre março e abril. Também houve alta nos serviços de informação e comunicação, de 3,3%, após desempenho negativo de 9% nos primeiros cinco meses do ano.

 

Serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 2,7%, outros serviços, 6,4%. Os serviços prestados às famílias cresceram 14,2%; mas, segundo o IBGE, o resultado, mesmo contando com acumulado de maio e junho, de 29,9%, é insuficiente para recuperar a perda alcançada entre fevereiro e abril que foi de mais de 62%.

 

Apesar do avanço em junho, o setor de serviços fechou o primeiro semestre de 2020 com queda de 8,3%. Os serviços prestados às famílias recuaram 35,2% no período. O desempenho negativo foi influenciado principalmente pela retração nas receitas de restaurantes, hotéis, bufês e outros comércios de comida preparada.

 

O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, explica que apesar do resultado melhor em junho, o setor ainda tem um longo caminho para a recuperação.

 

Em 21 das 27 unidades da federação o setor de serviços apresentou resultado positivo em junho. Os maiores crescimentos foram em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Já o Mato Grosso, Paraná e o Espírito Santo registraram os principais impactos negativos entre os estados.

 

A pesquisa trouxe também os dados do Índice de atividade turística, que revelaram um crescimento pelo segundo mês consecutivo, com alta de 19,8% em junho em relação a maio. A perda acumulada do segmento entre março e abril atingiu 68,1%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo

Hoje, os bichos estão morrendo queimados ou sufocados. Também não conseguem refúgio ou alimento. Mas esse é só o começo, segundo especialistas: mesmo depois das chuvas, até os peixes vão sofrer com os incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Números da Covid-19 desaceleraram no país na 2ª semana de setembro

No período analisado, o Brasil teve uma queda de 30% em relação à semana anterior. Mesmo assim,  o Brasil é o terceiro em número de casos e o segundo com a maior quantidade de mortes no mundo.

Baixar arquivo
Política

Em live, Bolsonaro diz que é contra privatizar Caixa e Banco do Brasil

Presidente também comentou decisão do STF sobre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello de suspender um inquérito que apura as declarações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro

Baixar arquivo
Geral

Amapá registra caso de raiva bovina após 12 anos

Animal foi contaminado em fazenda de Porto Grande, a 100 quilômetros da capital Macapá

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Gramado começa amanhã (18) em versão totalmente on line

Filmes serão transmitido pela TV e pela internet; público poderá votar na categoria júri popular por meio de aplicativo

Baixar arquivo
Política

Abertura de processo de impeachment contra Crivella é rejeitada

O pedido tem como base denúncias relacionadas à Operação Hades, deflagrada pelo Ministério Público do Estado e pela Polícia Civil, e que trata de suposto esquema envolvendo empresas contratadas pelo poder municipal, com envolvimento direto do prefeito.

Baixar arquivo