Aumenta confiança do empresário do comércio com retomada da economia

CNC registrou 14,4% de alta em setembro, a maior desde abril de 2011

Publicado em 18/09/2020 - 15:02 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A flexibilização das medidas de distanciamento social trouxe otimismo para os empresários do comércio. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, registrou, neste mês de setembro, o terceiro resultado positivo seguido.

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (18), a alta, de 14,4%, foi a maior desde abril de 2011, quando a CNC começou a série histórica da pesquisa. Na comparação com setembro do ano passado, o Índice de Confiança caiu 23,1%.

Em setembro, o indicador registrou crescimento em todos os itens pesquisados, sendo que o maior avanço foi referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais. Foi o segundo resultado positivo seguido, depois de cinco meses de quedas intensas. Ainda assim, o indicador está 41,5% atrás do nível verificado em setembro de 2019.

Em relação à economia, os empresários do comércio se mostraram 65,6% mais satisfeitos do que em agosto, o maior percentual positivo da pesquisa, após queda intensa nos três primeiros meses da pandemia de covid-19.

O índice que mede as intenções de investimento também acumulou a segunda alta mensal consecutiva, puxada pelo aumento da intenção de contratação de funcionários.

A economista da CNC e responsável pela pesquisa, Izis Ferreira chama a atenção para o aumento da proporção de empresários do varejo, que afirmaram ter pretensão de aumentar o quadro de funcionários em setembro. A intenção de contratar pelo comércio avançou em todas as regiões do País. Mais da metade dos comerciantes já pretendem fazer contratações, um quadro que se reverteu rapidamente nos últimos dois meses.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo