Brasil já enfrenta falta de tecido de algodão e malharia

Retomada das confecções no mundo impactou indústria brasileira

Publicado em 17/09/2020 - 15:24 Por Vanessa Casalino - São Paulo

Dificuldades em encontrar tecido de algodão e malharia na indústria brasileira. Uma realidade relatada pela empresária Adriana Restum. Ela faz parte de um grupo que reúne mais de seis marcas de vestuário. Todas elas usam muito algodão na fabricação de roupas.

A falta da fibra tem atrapalhado a retomada da produção agora que muita gente está voltando ao trabalho, com a flexibilização da quarentena.

O que está acontecendo agora com o algodão é mais ou menos o mesmo que aconteceu com o arroz. O Brasil é o segundo maior produtor mundial da fibra. Mas, com a retomada das confecções no mundo todo, a procura aumentou e de uma vez só. Resultado: uma alta de preços no mercado internacional.

Aí, o produtor brasileiro preferiu vender para outros países, em dólar, do que comercializar a fibra por aqui. Com menos algodão no mercado e com a retomada do consumo de vestuário, o economista Luís Alberto Paiva já fala em aumento de preços.

Já a Associação Brasileira da Indústria Têxtil avalia que a cotação do algodão deve voltar logo para um patamar de equilíbrio. O presidente da Abit, Fernando Pimentel, afirma que isso vai acontecer antes que preços mais altos cheguem ao consumidor.

Passado o período de maior restrição da pandemia, a retomada da atividade no setor têxtil e de vestuário já é sentida pelos números do IBGE. A produção de têxteis cresceu mais de 26% de julho para junho. E a confecção de vestuário e acessórios aumentou quase 30% no mesmo período.

 

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Bolsonaro vai ficar em isolamento e depois fará teste para covid

O presidente Jair Bolsonaro vai permanecer em isolamento no palácio da Alvorada em Brasília durante cinco dias. O motivo do distanciamento é o contato que o presidente teve com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga,  diagnosticado com covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz desenvolve teste molecular para detectar hanseníase

O exame, baseado na metodologia do teste PCR em tempo real, também usado na detecção da Covid, identifica o DNA da bacteria causadora da Hanseníase e pode facilitar a detecção precoce da doença. 

Baixar arquivo
Economia

Receita abre nesta quinta-feira consultas ao 5º lote de restituição

São 562 milhões a serem pagos para mais de 358 mil contribuintes. O crédito será feito no dia 30 de setembro.

Baixar arquivo
Geral

Selo Bicicleta Brasil quer estimular o transporte cicloviário no país

O lançamento ocorreu junto a um ciclo de palestras em comemoração à Semana Nacional de Mobilidade, com debates sobre os meios de transportes ativos, ou seja, não motorizados, como é o caso da mobilidade a pé e por bicicleta. 

Baixar arquivo
Política

Relator mantém processo contra Luis Miranda no Conselho de Ética

Segundo o relator, deputado Gilberto Abramo, do Republicanos de Minas Gerais, há dúvidas quanto a real intensão do parlamentar ao fazer a denúncia de suposto superfaturamento na compra da Vacina Covaxin pelo governo federal. Caso seja falsa, configuraria quebra do decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova reforma eleitoral com estímulo a negros e mulheres

O senado federal aprovou nesta quarta-feira (22), por 70 votos a 03, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição da reforma eleitoral. Agora, os senadores estão votando a PEC em segundo turno. 

Baixar arquivo