IBGE: 4 em cada 10 empresas relatam impactos negativos da pandemia

Medido pela Pesquisa Pulso Empresas, dado é da 1ª quinzena de agosto

Publicado em terça-feira, 15 Setembro, 2020 - 15:50 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Os efeitos negativos provocados pela pandemia do novo coronavírus continuaram impactando as atividades de quatro em cada dez empresas brasileiras na primeira quinzena de agosto. O dado faz parte da Pesquisa Pulso Empresa, elaborada pelo grupo de Estatísticas Experimentais do IBGE e divulgada nesta terça-feira (15).

Segundo o levantamento, das mais de 3 milhões de companhias em funcionamento no período, 38,6% indicaram que a pandemia afetou negativamente suas atividades. Já para 33,9% o efeito foi pequeno ou inexistente e para 27,5% o impacto foi positivo.

As empresas de maior porte e intermediárias foram as que mais sinalizaram melhora na percepção. Por outro lado, o impacto negativo se manteve maior entre as de pequeno porte, com até 49 funcionários, como explica o coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas do IBGE, Flávio Magheli.

Entre as dificuldades apontadas pelas pequenas empresas, a principal está relacionada à reposição de estoques, ainda segundo o coordenador do IBGE.

A segunda principal queixa, atrás da dificuldade para repor estoques, é a diminuição nas vendas, que afetou mais de 36% das empresas pesquisadas.

Os setores da construção e do comércio foram os mais afetados no período. Já na indústria, 38,9% relataram impactos pequenos ou inexistentes e, no setor de serviços, a incidência foi de 41,9%.

Entre as regiões, o Nordeste concentrou o menor número de empresas que perceberam reflexos negativos. Por outro lado, o Sudeste foi a região onde as companhias mais sofreram, seguido pelo Norte.

Ainda segundo o IBGE, nove em cada dez empresas mantiveram o quadro de funcionários ao final da primeira quinzena de agosto em relação aos 15 dias anteriores.

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo