Mais de 90% dos funcionários dos Correios já voltaram ao trabalho

Publicado em 22/09/2020 - 20:17 Por Gésio Passos - Brasília

Após julgamento pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) do dissídio coletivo dos Correios, cerca de 93% dos empregados voltaram ao trabalho nesta terça-feira (22), segundo a empresa.

O TST considerou a greve dos trabalhadores como legítima, mas previu uma multa diária de R$ 100 mil aos sindicatos se não ocorresse o retorno ao trabalho hoje.

O tribunal garantiu o reajuste de 2,6% nos salários dos trabalhadores, a manutenção de 29 cláusulas sociais, e incluiu outras propostas pela empresa. 50 cláusulas foram cortadas do acordo coletivo.

A Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect) orientou os sindicatos a retomarem o trabalho após a realização de assembleia. Para ela, a decisão causa um empobrecimento dos trabalhadores e atinge a dignidade da categoria com a retirada de direitos.

A empresa afirmou que, com a compensação de parte dos dias parados, determinado pelo TST, será ampliada a capacidade operacional e normalizado o fluxo de entregas.

Os Correios afirmaram que continuam com a missão de sanear as suas finanças, preservando empregos e os direitos previstos na CLT.

A Federação dos Trabalhadores ainda afirmou que a decisão deixou claro o alinhamento do judiciário com as políticas de retirada de direitos, e que vai recorrer da decisão do TST em todas as esferas possíveis.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo