Mais de 90% dos funcionários dos Correios já voltaram ao trabalho

Publicado em 22/09/2020 - 20:17 Por Gésio Passos - Brasília

Após julgamento pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) do dissídio coletivo dos Correios, cerca de 93% dos empregados voltaram ao trabalho nesta terça-feira (22), segundo a empresa.

O TST considerou a greve dos trabalhadores como legítima, mas previu uma multa diária de R$ 100 mil aos sindicatos se não ocorresse o retorno ao trabalho hoje.

O tribunal garantiu o reajuste de 2,6% nos salários dos trabalhadores, a manutenção de 29 cláusulas sociais, e incluiu outras propostas pela empresa. 50 cláusulas foram cortadas do acordo coletivo.

A Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect) orientou os sindicatos a retomarem o trabalho após a realização de assembleia. Para ela, a decisão causa um empobrecimento dos trabalhadores e atinge a dignidade da categoria com a retirada de direitos.

A empresa afirmou que, com a compensação de parte dos dias parados, determinado pelo TST, será ampliada a capacidade operacional e normalizado o fluxo de entregas.

Os Correios afirmaram que continuam com a missão de sanear as suas finanças, preservando empregos e os direitos previstos na CLT.

A Federação dos Trabalhadores ainda afirmou que a decisão deixou claro o alinhamento do judiciário com as políticas de retirada de direitos, e que vai recorrer da decisão do TST em todas as esferas possíveis.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Educação

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Residência 2024

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo