Número de trabalhadores afastados dos postos diminuiu em agosto

Os dados são da edição semanal da PNAD Covid-19, divulgada pelo IBGE

Publicado em 11/09/2020 - 12:21 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Dos 82,7 milhões de trabalhadores com emprego no país, cerca de 4 milhões continuavam afastados do trabalho, na terceira semana de agosto, por causa do distanciamento social imposto pela pandemia da covid-19. O número representa uma queda de quase 20% em relação a semana de 3 a 9 de maio, quando praticamente todas as atividades econômicas estavam paralisadas.

Os dados são da edição semanal da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (11) pelo IBGE.

O levantamento mostra que na terceira semana de agosto, o desemprego atingiu 12,6 milhões pessoas, bem acima dos 9,8 milhões que estavam desempregados na semana de 3 a 9 de maio.

Já o contingente de pessoas que gostariam de trabalhar e não procuraram emprego por causa da pandemia ou por não encontrarem ocupação onde moram caiu 25,1% na terceira semana de agosto em comparação com a primeira semana de maio.

Outro destaque da pesquisa é que o número de pessoas rigorosamente isoladas no país por causa da pandemia da covid-19 diminuiu em 2,8 milhões da segunda para a terceira semana de agosto. No mesmo período, aumentou em 1,9 milhão o número de pessoas que reduziram o contato, mas continuaram saindo ou recebendo visitas. Para o IBGE, isso significa uma flexibilização do isolamento por parte da população.

A PNAD Covid-19 mostra também que na terceira semana de agosto aumentou em quase 1 milhão o número de estudantes matriculados em escolas ou universidades que tiveram atividades escolares em seus domicílios, no período.

De acordo com o IBGE, todos os dados da terceira semana de agosto mostram estabilidade técnica em relação à semana anterior.



 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo