O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região propôs em audiência de conciliação nesta terça-feira (22) o cancelamento de 502 demissões feitas pela Embraer e a adoção de layoff (suspensão do contrato de trabalho) como forma de preservar os empregos.
Para a desembargadora Tereza Asta Gemignani, essa proposta leva em conta o custo-benefício para a empresa a partir das perspectivas de retomada da Embraer. A desembargadora também considerou o argumento da alta qualificação dos trabalhadores e o custo que a própria empresa teve para formar esses profissionais.
O sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos considerou positiva a proposta, apesar de continuar defendendo o cancelamento de 2,5 mil demissões, incluindo as que ocorreram em Programas de Demissões Voluntárias (PDVs). Os trabalhadores irão avaliar a proposta em assembleia nesta quarta-feira.
Já a Embraer afirmou que apresentou uma proposta de extensão do plano de saúde e vale alimentação no valor de R$ 450 até junho de 2021, e reforçou na audiência a preferência de recontratação conforme retomada de mercado, com base em acordos coletivos celebrados com outras entidades sindicais.
A empresa também afirmou que a pandemia afetou particularmente a aviação comercial, com redução de 75% das entregas de aeronaves no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. Desde o início da pandemia, a Embraer adotou uma série de medidas para preservar empregos como férias coletivas, redução de jornada, lay-off e licença remunerada, conforme negociações com os sindicatos, além dos três planos de demissão voluntária.
Uma nova audiência de conciliação está marcada para o dia 29 de setembro. Caso não haja acordo, o processo irá a julgamento.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/03/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da entrega de cartões do Programa Pé-de-Meia para alunos de todo o País. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília-DF, 24/07/2023, PRF faz ação de conscientização, durante comemoração dos 95 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Erilene (27 anos), Mauro (05 anos) Elias (06 meses) - Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 09/01/2025 - A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante anúncio da instalação do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses e o novo Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Chip Somodevilla/Proibida reprodução WASHINGTON, DC - JANUARY 20: U.S. President Donald Trump speaks during inauguration ceremonies in the Rotunda of the U.S. Capitol on January 20, 2025 in Washington, DC. Donald Trump takes office for his second term as the 47th president of the United States. Reuters/Chip Somodevilla/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)