Volume de serviços no país avança 2,6% em julho

Apesar do aumento, setor ainda não recuperou perdas da pandemia

Publicado em 11/09/2020 - 13:40 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O setor de serviços cresceu 2,6% na passagem de junho para julho. A taxa, apesar de ser a segunda seguida positiva, ainda não foi suficiente para eliminar as perdas durante a pandemia, que somaram mais de 19%. Na comparação com julho de 2019, o volume do setor está 11,9% menor.

Diferente da indústria e do comércio, a recuperação nos serviços é mais lenta, sobretudo nas atividades que envolvem atendimento presencial. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o recuo foi de 8,9% e em doze meses, o volume de serviços caiu 4,5%. Mesmo antes da pandemia, em fevereiro, o setor já registrava perda, por causa da acomodação frente ao avanço do final de 2019.

O crescimento de julho foi registrado em quatro das cinco atividades analisadas. Destaque para atividades de informação e comunicação, que cresceram 2,2% em julho e 6,3% nos últimos dois meses; e transportes, serviços auxiliares de transportes e correio, com crescimento acumulado de 14,4% entre maio e julho, depois da queda de mais de 25% de março a abril.O único resultado negativo em julho foi nos serviços prestados às famílias, com queda de 3,9%, depois de crescer 12,2% entre maio e junho.

O pesquisador do IBGE e gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, destacou que o setor ainda está longe de recuperar as perdas de 19,8% entre março e maio.

Os serviços tiveram desempenho positivo em julho na comparação com o mês anterior em 20 das 27 unidades da Federação. São Paulo e Rio de Janeiro registraram os principais avanços, além do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Já o Ceará e Bahia tiveram os piores desempenhos.

Ao contrário disso, na comparação anual, 25 das 27 unidades federativas tiveram queda, com São Paulo e Rio de Janeiro, os dois estados de maior percentual de participação no setor de serviços como um todo, liderando o recuo nacional.

Nesta comparação, as únicas contribuições positivas vieram do Mato Grosso e de Rondônia, puxadas pelos serviços relacionados ao agronegócio e gestão de portos, terminais e transporte rodoviário e aquaviário de cargas.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo