Brasil pode ter safra recorde de 252 milhões de toneladas

Estimativa do IBGE é 4,4% mais alta do que a colheita do ano passado

Publicado em 08/10/2020 - 18:55 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O Brasil poderá ter um recorde na safra de grãos. A estimativa para 2020 é de 252 milhões de toneladas, 4,4% acima da colheita do ano passado. A soja, o algodão herbáceo e o café devem atingir os maiores patamares de produção na série histórica do IBGE.

O milho também está em alta, inclusive com boas perspectivas no mercado, mas não deverá bater o recorde alcançado em 2019.

Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de setembro, divulgado pelo Instituto nesta quinta-feira.

Segundo o IBGE, a produção de soja deve ser a maior da série histórica, devendo totalizar 121,4 milhões de toneladas, aumento de 7% frente à safra de 2019 e de 0,3% em relação à estimativa de agosto. A boa expectativa é feita mesmo com um declínio de 39,4% na produção gaúcha, que sofreu com a estiagem prolongada entre dezembro e maio.

De acordo com o analista de Agropecuária do Instituto, Carlos Barradas, os preços da soja mantiveram-se elevados, alavancados pela valorização do dólar e pela forte demanda internacional, evidenciado pelo ritmo de vendas antecipadas, maior que no ano anterior.

Já a estimativa para o milho continua abaixo do recorde de 2019, mas está cada vez mais perto, com 100 mil toneladas de diferença, sendo o segundo patamar mais alto da série do IBGE.

O café é mais um produto com estimativa de recorde, puxado pela variedade arábica, e com boas perspectivas para o mercado. A produção brasileira deve alcançar 3,6 milhões de toneladas, crescendo 1,7% em relação ao esperado no mês anterior e 21,5% frente a 2019.

O algodão, outro destaque na safra de grãos, deve fechar 2020, com um recorde de produção: mais de 7 milhões de toneladas, um aumento de 2,4% em relação à estimativa de agosto e de 2,7% em relação a 2019.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo