Desemprego alcança 14 milhões de brasileiros

O aumento é referente a penúltima semana de setembro

Publicado em 16/10/2020 - 15:11 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O número de desempregados no Brasil aumentou na penúltima semana de setembro, alcançando 14 milhões de pessoas.

De acordo com a Pnad Covid19, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE, o contingente é o maior observado desde o início do levantamento, na primeira semana de maio, quando 9,8 milhões de trabalhadores estavam em busca de uma oportunidade de emprego.

Essa última edição da pesquisa foi feita entre os dias 20 e 26 de setembro, período em que a taxa de desocupação no Brasil chegou a 14,4%. Na semana anterior, o país tinha 13,3 milhões de desempregados, número que representava uma taxa de desocupação de 13,7%.

Segundo a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, a alta no desemprego ao longo de todo o período analisado está relacionada com a flexibilização do isolamento social e a retomada das atividades econômicas.

O levantamento revela que a população ocupada, estimada em 83 milhões de pessoas na penúltima semana de setembro, permaneceu estável. O dado também sugere que o desemprego foi pressionado por um maior número de brasileiros procurando uma vaga no mercado de trabalho.

Ainda de acordo com o IBGE, outro indicador que se manteve estável se refere ao contingente que não estava trabalhando nem procurava emprego: eram cerca de 73,4 milhões de pessoas na penúltima semana de setembro contra 76,2 milhões nos primeiros sete dias de maio.

A pesquisa mostrou também uma redução no número de trabalhadores informais. Na primeira semana de maio, o país tinha quase 30 milhões de pessoas na informalidade, número que caiu para 28,4 milhões nessa edição.

Apesar de avaliar o mercado de trabalho, a Pnad Covid19 não é comparável aos dados da Pnad Contínua, usada como indicador oficial do desemprego no país. O IBGE informou que esta foi a última edição semanal da pesquisa. A partir de agora, os dados serão divulgados mensalmente.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo